CESAR School com inscrições gratuitas abertas até 24/11

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 17/11/2017 às 10:11

#publipost

Nada melhor para formar estudantes voltados para as necessidades do mercado de trabalho de qualquer segmento do que professores atuantes - e relevantes - nesse mesmo mercado. E que tal quando a faculdade inteira é uma das empresas que referências na indústria.

Uma das maiores empresas do Porto Digital (além de ser também uma das fundadoras), o CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) está com inscrições abertas para os dois primeiros cursos da CESAR School, sua unidade voltada para graduação. As Inscrições gratuitas vão até o dia 24 de novembro, através do site www.osabduzidos.com.br.

As vagas são para Ciências da Computação e Design - 50 cada. "Além da prova, queremos também fazer entrevistas com os estudantes selecionados. Pode parecer algo muito diferente do usual, mas queremos atrair pessoas que tenham potencial de proatividade e protagonismo, não o aluno que fica sentado esperando o professor passar o conteúdo", afirma o superintendente do CESAR Sergio Cavalcante.

Além da formação profissional, os cursos da Faculdade Cesar também querem alimentar o espírito empreendedor nos estudantes. Segundo o superintendente, "oferecemos graduações para formar profissionais inovadores que tenham uma visão empreendedora de negócios digitais e sejam capazes de fomentar e executar projetos que tragam mudanças relevantes para a sociedade", completa o superintendente.

Como parte do Porto Digital, o CESAR School está imerso no segmento de Tecnologia da Informação, ao lado das mais importantes empresas do setor, o que possibilita aproximar os alunos tanto as demandas reais quanto as necessidades de desenvolvimento de competências e habilidades exigidas pelo mercado.

“Nossos alunos terão uma formação focada nos interesses do mercado, tanto no que se refere ao ponto de vista técnico, quanto também às habilidades intra e interpessoais, como protagonismo, liderança, teamwork e autoempreendedorismo”, explica Felipe Furtado, Executivo-Chefe da CESAR School.

.A metodologia utilizada é a PBL - Aprendizagem Baseado em Problemas. “Logo na primeira semana de aula os calouros não ficarão em sala. Serão levados para conhecer os problemas reais da sociedade: vão visitar hospitais, estações de metrô e de ônibus, vão caminhar pelas ruas e verão as necessidades da população. Os estudos serão em cima dessas vivências”, conta Furtado.

PROCESSO SELETIVO

O CESAR School não utilizará um processo de seleção parecido com o vestibular que os estudantes estão acostumados. Após o período de inscrição, os candidatos serão contatados pela Comissão do Processo Seletivo para a etapa de Mapeamento de Competências.

Serão feitas duas avaliações: Raciocínio Lógico e Redação, como forma de identificar as capacidades dos candidatos em dissertar, resumir, informar e/ou comentar a respeito de um tema, bem como a habilidade de raciocínio lógico (levando em conta os comentários em vídeos do Youtube e grandes portais de notícias, essa etapa pode ser uma peneira e tanto).

Em seguida, vai rolar o Desafio CESAR, um hackaton que envolverá a resolução de problemas, criatividade, engajamento, trabalho em equipe e liderança. Os candidatos ainda farão uma autoavaliação por meio de um formulário online - todo processo muito semelhante à uma seleção de emprego em TIC. A última etapa é uma entrevista, que identifica o potencial de liderança, inovação e empreendedorismo do candidato. A lista dos aprovados será divulgada por email.

“A ideia de fazer um processo seletivo em etapas e focado em habilidades e competências é desconstruir a ideia de ‘vestibular’, uma vez que queremos selecionar o aluno que está preparado para ir além de tirar notas boas. Estamos buscando estudantes com mentes inquietas, que precisam estar preparados não só fazer uma prova, mas para serem propositivos E criativos”, afirma Furtado.