280 caracteres para todos no Twitter

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 08/11/2017 às 11:15
Foto: AFP / LEON NEAL
Foto: AFP / LEON NEAL FOTO: Foto: AFP / LEON NEAL

O Twitter, aquela rede social que já estava na UTI, até ser ressuscitada graças à atenção que ganhou por causa das "tretas" causadas por seus usuários (o mais famoso atualmente é o presidente norte-americano Donald Trump, que usa a plataforma como meio de comunicação primário com o público) abandonou aquilo que era uma das suas principais características: o limite de 140 caracteres.

Na verdade, não abandonou, mas dobrou. Após um teste realizado com um número restrito de usuários, o Twitter anunciou nesta terça-feira (7) que a nova quantidade máxima de 280 caracteres por mensagem passa a ser válida para todos os usuários. Somente contas em japonês, coreano e chinês não receberam o upgrade.

Leia mais

Twitter fechou 940.000 contas desde 2015 por ‘apologia ao terrorismo’

Com Facebook e Instagram fora do ar, Twitter é dominado por memes

De acordo com a empresa, apenas 3,5% dos Tweets em português e 9% dos tweets em inglês atingem o limite de 140 caracteres. Por isso o povo tem que fazer aquela ginástica mental para expressar seus pensamentos num único tweet, "muitas vezes resultando em muito tempo gasto na edição e até mesmo na desistência de publicação", segundo o comunicado oficial.

A expectativa é que esse problema seja contornado, e que apenas 0,2% dos tweets em português e 1% dos tweets em inglês atinjam o tamanho limite dos 280 caracteres. "Com menos Tweets chegando ao número total de caracteres, as pessoas passam menos tempo editando seus textos, têm mais facilidade para dizer o que querem e podem enviar tweets mais rápido do que antes", acredita a rede social.