Israel descobre parte oculta do Muro das Lamentações

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 19/10/2017 às 10:39
Tehillah Lieberman, arqueóloga da Autoridade da Antiguidade Israelense, de frente para uma nova parte recentemente descoberta dos túneis do Muro das Lamentações, na Cidade Velha de Jerusalém. AFP PHOTO / MENAHEM KAHANA
Tehillah Lieberman, arqueóloga da Autoridade da Antiguidade Israelense, de frente para uma nova parte recentemente descoberta dos túneis do Muro das Lamentações, na Cidade Velha de Jerusalém. AFP PHOTO / MENAHEM KAHANA FOTO: Tehillah Lieberman, arqueóloga da Autoridade da Antiguidade Israelense, de frente para uma nova parte recentemente descoberta dos túneis do Muro das Lamentações, na Cidade Velha de Jerusalém. AFP PHOTO / MENAHEM KAHANA

Arqueólogos israelenses apresentaram nesta semana uma parte oculta do Muro das Lamentações descoberta recentemente e os vestígios do primeiro edifício público romano encontrado na Cidade Velha de Jerusalém.

O arqueólogo Joe Uziel, que participou das escavações, afirmou que ele e seus colegas sabiam da existência de uma parte não descoberta do Muro das Lamentações e esperavam encontrar uma rua romana em sua base.

"Mas à medida que cavávamos, fomos percebendo que não conseguíamos encontrar a rua. Em vez disso, descobrimos um edifício circular", declarou à imprensa no lugar da descoberta. "Percebemos que, na verdade, estávamos descobrindo uma estrutura do tipo teatro (romano)", acrescentou Uziel.

O uso de carbono 14 e outros métodos de datação permitiu determinar que o edifício remonta ao século II ou III da nossa era, mas sua construção nunca foi concluída. A autoridade de Antiguidades israelense, que realizou as escavações durante dois anos, detalhou que várias fontes históricas mencionam o edifício, mas foi necessário um século e meio de pesquisas arqueológicas modernas para encontrá-lo.

Teatro romano encontrado aos pés dos túneis do Muro das Lamentações. AFP PHOTO / MENAHEM KAHANA

A parte do Muro das lamentações descoberta tem 15 metros de largura e oito de altura. As pedras utilizadas em sua construção estão bem preservadas, embora o conjunto tenha permanecido debaixo de oito metros de terra durante 17 séculos, detalhou a autoridade.

O Muro das Lamentações é o único vestígio de um muro de contenção do Segundo Templo judaico de Jerusalém destruído pelos romanos no ano 70 de nossa era. Junto a essa construção se estende o Monte do Templo, o lugar mais sagrado do judaísmo, conhecido como Esplanada das Mesquitas pelos muçulmanos, que o consideram o terceiro lugar mais sagrado da sua religião.

A Cidade Velha se encontra em Jerusalém Oriental, a parte palestina da localidade ocupada e anexada por Israel.

Os trabalhadores restauram um teto dos túneis do muro. AFP PHOTO / MENAHEM KAHANA