Capa de comic de Asterix é leiloada pelo recorde de 1,4 milhão de euros

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 16/10/2017 às 8:43
Le tour de Gaule
Le tour de Gaule FOTO: Le tour de Gaule

A capa original de uma história em quadrinhos de Asterix, "Le Tour de Gaule" ("Uma Volta pela Gália com Asterix" em português) foi vendida neste fim de semana pelo preço recorde de 1,4 milhão de euros em um leilão em Paris, anunciou Drouot, a casa organizadora.

Esta ilustração em guache e tinta colorida, com dedicatórias manuscritas da dupla Goscinny-Uderzo, estava estimada em entre 180.000 e 200.000 euros. A capa de outra publicação, "Le Bouclier averne" ("Asterix e o Escudo Arverno" em português), avaliada no mesmo valor, alcançou 1,2 milhão de euros.

O leilão desta coleção, pertencente ao ex-diretor e apresentador de televisão Pierre Tchernia, totalizou 2,9 milhões de euros. "À Pierre Tchernia, modesto testemunho de simpatia, em homenagem ao Espírito e à amabilidade do grande homem da televisão", escreveram na capa de "Le Tour de Gaule" os criadores das aventuras de que Tchernia, falecido em 2016, era fã.

Leia mais

Figurinos originais de Superman (1978) e Batman – O Retorno (1992) vão a leilão

Manuscrito de J.K. Rowling alcança 440 mil euros em leilão

A história foi publicada em forma de folhetim no semanário Pilote a partir de fevereiro de 1963, e editada em forma de livro pela Dargaud-Lombard em 1965.

Em 2014, a capa da história "Le Devin" ("Asterix e o Adivinho"), da mesma saga, foi leiloada por 193.500 euros na Christie's, mas se tratava de um desenho em preto e branco.