Na China, e-Sports tem centro de treinamentos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 29/09/2017 às 8:49
Equpe Flash Wolves treina para o mundial de League of Legends num centro em Shanghai. AFP PHOTO / CHANDAN KHANNA
Equpe Flash Wolves treina para o mundial de League of Legends num centro em Shanghai. AFP PHOTO / CHANDAN KHANNA FOTO: Equpe Flash Wolves treina para o mundial de League of Legends num centro em Shanghai. AFP PHOTO / CHANDAN KHANNA

Café, bebidas energéticas ao alcance da mão e concentração máxima: em uma sala escura de Xangai, atletas de esportes eletrônicos (e-Sports) treinam até 16 horas por dia antes da disputa de torneio que distribui mais de 700.000 euros em prêmios.

O time profissional de Taiwan "Flash Wolves", um dos melhores do mundo, se prepara para o Mundial de "League os Legends" (LoL). O jogo de combate e estratégia com personagens mágicos é muito popular e a final vai ser realizada em Pequim, no início de novembro.

O ambicioso "centro de treinamento" dos jovens, que têm entre 18 e 22 anos, é reflexo do que está em jogo a nível econômico, por conta do extraordinário momento dos e-Sports. As competições de jogos virtuais sonham integrar as Olimpíadas no futuro. Cada atleta dos Flash Wolves pode ganhar até 60.000 euros por ano. O valor é ainda maior em caso de conquistas em uma competição importante.

"As pessoas imaginam que nosso trabalho consiste unicamente em jogar videogame. Mas não é tão simples", indicou Yu Li-hong, membro do time que tem o apelido de "MMD". "Quando é seu trabalho, sua mentalidade jogando é totalmente diferente. É preciso ser serio e prestar atenção em tudo", explicou o jovem de 22 anos.

Os melhores jogadores do mundo são verdadeiras estrelas. Os grandes torneios podem reunir milhares de torcedores nos estádios e ainda mais público na internet.

AFP PHOTO / CHANDAN KHANNA - AFP PHOTO / CHANDAN KHANNA
AFP PHOTO / CHANDAN KHANNA - AFP PHOTO / CHANDAN KHANNA
AFP PHOTO / CHANDAN KHANNA - AFP PHOTO / CHANDAN KHANNA
AFP PHOTO / CHANDAN KHANNA - AFP PHOTO / CHANDAN KHANNA