Submarino alemão da Primeira Guerra Mundial é encontrado quase intacto

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 19/09/2017 às 17:47
Foto tirada em 1916 do submarino alemão encontrado na Bélgica. AFP PHOTO / Historial de Péronne / STR
Foto tirada em 1916 do submarino alemão encontrado na Bélgica. AFP PHOTO / Historial de Péronne / STR FOTO: Foto tirada em 1916 do submarino alemão encontrado na Bélgica. AFP PHOTO / Historial de Péronne / STR

A descoberta em ótimo estado de conservação de um submarino alemão da Primeira Guerra Mundial na costa belga levou as autoridades a indicar a possível presença de sua tripulação.

"Acreditávamos que já tínhamos descoberto todos os submarinos afundados na região. Foi uma surpresa total", declarou à AFP Tomas Termote, especialista belga responsável por esse achado inédito.

As águas do Mar do Norte entre as costas da Bélgica e do Reino Unido foram uma área de intensos combates durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Até à data, dez submarinos haviam sido encontrados em águas belgas, mas nenhum desse tamanho - 27 metros de comprimento, com uma pequena parte amputada na frente - nem nesse estado de conservação, com todas as escotilhas fechadas, segundo Termote.

O submarino está a cerca de 30 metros de profundidade ao largo da costa da cidade de Ostende (leste), na província de Flandres Ocidental, indicou o arqueólogo de profissão, que não revelou o local exato para impedir a chegada de curiosos. O submarino, um lança-torpedos "UB-II", de acordo com Termote, deveria ter 23 homens a bordo, que ficaram presos em seu interior quando provavelmente colidiu com uma mina.

Leia mais

Encontrados vestígios de pirâmide de 3.700 anos no Egito

Costela de dinossauro guarda restos de tecido mole mais antigos já encontrados

"Todos os UB-II tinham 23 homens a bordo", um comandante e 22 marinheiros, afirma Jean Mees, diretor do Instituto Flamengo do Mar (VLIZ, Vlaams Instituut voor de Zee). O submarino encontrado durante um mergulho de Termonte "está praticamente intacto, tudo ainda está fechado", de acordo com o diretor do VLIZ.

"Se os alemães quiserem recuperar os corpos, é possível, mas improvável", estimou Mees.

A Alemanha perdeu 1.200 soldados em seus 70 submarinos afundados na costa belga durante os quatro anos de conflito, segundo o arqueólogo.