Latin Code Week promoverá capacitação de jovens em linguagem de programação

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 12/09/2017 às 13:55
Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil
Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil FOTO: Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil

A SAP Brasil, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, realizará na capital paulista o Latin Code Week, um programa de capacitação de 400 jovens estudantes da rede pública (municipal e estadual, entre 16 e 25 anos) em linguagem de programação e inovação. 

Os treinamentos serão gratuitos e acontecerão entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018. As inscrições serão abertas e gratuitas de 5 de outubro a 7 de dezembro. Serão seis etapas, descentralizadas nas quatro Macro-Regiões de São Paulo. No total, serão mais de 8 mil horas de capacitação na plataforma aberta SAP Build.

Os participantes terão como desafio desenvolver o protótipo de uma solução de gestão pública. “Cada uma das etapas terá um projeto vencedor e os escolhidos participarão da grande final, em março”, explica Bety Tichauer, presidente da ONG Junior Achievment, parceira do projeto.

Leia mais

Educação e empreendedorismo no centro do 21º aniversário do Cesar

Em iniciativa global inédita, Facebook anuncia centro de formação no Brasil

A Latin Code Week é uma das iniciativas do Programa Profissão Cidadão, que formula políticas públicas para o fortalecimento direto ou indireto das atividares econômicas. “Iniciativas como essa, além de contribuírem decisivamente para a inclusão social e digital da nova geração, plantam sementes de inovação que vão se multiplicar e resultar em soluções criativas para vários setores da sociedade”, destaca Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil.

Além dos conhecimentos em linguagem de programação, o conteúdo deverá abordar também habilidades não cognitivas, como Design Thinking, comunicação e trabalho em equipe. Os treinamentos serão monitorados por funcionários voluntários da SAP e da PRODAM.

“A gente não quer só qualificar, como também preparar para situações reais do mercado e melhor capacitar esses jovens a conseguirem um emprego qualificado na indústria”, avalia a presidente da SAP. Sobre expandir o Latin Code Week para outras cidades, Cristina afirma que “nossa missão é abrir sempre para mais oportunidades para os  jovens, mas precisamos começar de algum ponto. Isso vai trazer um aprendizado e certamente temos a maior intenção de aumentar o escopo e perpetuar esse projeto”, completa.