Android Oreo - Google apresenta versão 8.0 do sistema operacional

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 22/08/2017 às 9:17
OREO FOTO:

O biscoito recheado é o doce da vez nos smartphones que rodam o sitema operacional da Google. A empresa apresentou finalmente o Andorid Oreo, a versão 8.0 que estará chegando aos smartphones nos próximos meses - dependendo da celeridade do fabricante do seu aparelho.

Entre as novidades estão recursos como picture-in-picture (PiP) para aplicativos, preenchimento automático e proteções de segurança mais rígidas. Tudo apresentado pela nova mascote do sistema, a super-heróina Android Oreo.

"A partir de hoje, todos têm acesso ao Android Open Source Project (AOSP). O Pixel e os Nexus 5X e 6P entraram na fase de teste das operadoras e esperamos começar a liberar em breve, ao lado do Pixel C e do Nexus Player", explica o Vice-Presidente de Gestão de Produto, Android & Google Play, Sameer Samat.

A expectativa é que até o final deste ano, fabricantes de hardware incluindo Essential, General Mobile, HMD Global Home of Nokia Phones, Huawei, HTC, Kyocera, LG, Motorola, Samsung, Sharp e Sony lancem ou atualizem dispositivos para o Android 8.0 Oreo.

Leia mais

Criador do Android aposta em smartphones mais simples e duradouros

Falha de segurança pode afetar 900 milhões de usuários do Android

PiP e Segurança

Com a função picture-in-picture, os usuários de Android poderão ver e utilizar dois aplicativos ao mesmo tempo, como por exemplo receber uma chamada de vídeo enquanto navega na internet ou confere sua agenda. "Com os pontos de notificação do Android Oreo, você pode ainda tocar e ver rapidamente o que há de novo nos seus aplicativos", conta Samat.

Funções Picture-in-picture e Pontos de notificação

O sistema operacional tem também incorporado o Google Play Protect, que mostra os status de segurança em primeiro plano das suas configurações e traz controles de instalação de aplicativos mais eficientes. "O Android Oreo ajuda a minimizar o excesso de uso involuntário da bateria de aplicativos em segundo plano, e isso faz sua bateria durar mais", completa o executivo.

Mais emojis

Outra novidade do Android Oreo são os mais de 60 novos emojis incluídos no sistema. Confira: