Eclipse solar será oportunidade para a Nasa estudar Mercúrio

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 21/08/2017 às 9:12
NASA, JHU APL, CIW
NASA, JHU APL, CIW FOTO: NASA, JHU APL, CIW

Enquanto todo mundo estará de olho no eclipse total do sol, que acontece nesta segunda-feira (21), o pessoal da ~Agência Espacial Americana~ (também conhecida como Nasa) aproveitará o fenômeno para estudar outro corpo celeste: o planeta Mercúrio.

O evento vai durar aproximadamente três horas, tendo início a partir das 14h (horário de Brasília), mas aqui no hemisfério sul só poderá ser visto parcialmente. De acordo com o Grupo de Astronomia de Pernambuco, na Região Norte, Macapá, capital do Estado do Amapá, terá a maior fração do Sol obscurecido pela Lua, chegando a 41%. No Recife, a visão será de 29%.

Equipados com telescópios de infravermelhos, o pessoal do Johnson Space Center examinará a coroa do sol e as assinaturas químicas da superfície de Mercúrio para descobrir o que está na sua superfície sem precisar mandar uma sonda pra lá. Para isso, os cientistas utilizará jatos WB-57F modificados da década de 1960 para "seguir" o eclipse a 15 km de altura.

LEIA MAIS

Nasa transmite eclipse solar em 4k e câmera 360º nesta segunda

Saiba em quais locais poderá ser visto o eclipse solar no Brasil

Segundo o pessoal do Engadget, além de poder ver o fenômeno por três minutos e meio (um minuto a mais do que quem estará em terra firme) a equipe também poderá estudar as imagens com menos distorção atmosférica (lá o céu é cerca de 25 vezes menos escuro). Assim, a turma do Goddard Space Flight Center examinará a parte externa do Sol e tentar desvendar, por exemplo, por que sua corona é milhões de graus mais quente do que sua superfície da estrela.

Enquanto isso, outra equipe estará de olho em Mercúrio, que estará em condições ideais de ser observado, já que por ser tão próximo ao Sol, geralmente é dominado por sua luz. Meia hora antes do eclipse, a luminosidade será tal que uma câmera infravermelha poderá penetrar polegadas abaixo da superfície do planeta, examinando a rapidez com que esfria.

Ilustração; AFP