Cuidado! Ver um eclipse solar sem proteção pode causar danos à retina

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 21/08/2017 às 11:15
Foto: Mark Ryan/Flickr
Foto: Mark Ryan/Flickr FOTO: Foto: Mark Ryan/Flickr

Um eclipse solar - mesmo parcial, como o que será visto nesta segunda-feira no Brasil - é um baita fenômeno que ninguém quer perder. Mas diferente de outros espetáculos que os astros nos proporcionam, assistir o Sol ser encoberto sem uma proteção adequada pode causar danos irreversíveis para a sua visão.

"A exposição direta pela radiação solar, mesmo num tempo curto, pode danificar a retina até mesmo de forma permanente", explica o oftalmologista da Clínica Visio e do Instituto de Olhos Fernando Ventura (IOFV), Tiago Arantes. "Se o dano for muito leve, pode ser parcialmente reversível. Mas muitas vezes a chamada retinopatia solar não é, pois pega a parte mais nobre da retina que é responsável pela visão central", completa.

LEIA MAIS

Saiba em quais locais poderá ser visto o eclipse solar no Brasil

Eclipse solar será oportunidade para a Nasa estudar Mercúrio

Nasa transmite eclipse solar em 4k e câmera 360º nesta segunda 

Existe apenas uma maneira segura de olhar diretamente para o sol, seja durante um eclipse ou não: através de filtros solares especiais que cumprem o padrão mundial ISO 12312-2. "O problema é que as pessoas pensam que qualquer óculos escuros protegem dessa radiação, o que não é verdade", conta o oftalmologista.

Mesmo com a proteção, existem outras precauções a serem seguidas antes de se observar um eclipse. "Antes de olhar para o sol, fique parado e cubra seus olhos com o visor solar. Depois de olhar para o sol, afaste-se e remova o filtro - não o remova enquanto olha o sol", explica Kierstan Boyd, da Academia Americana de Oftalmologia.

"O único momento que você pode olhar o sol sem um visualizador solar é durante um eclipse total. Quando a lua cobre completamente o sol e de repente fica escuro, você pode remover seu filtro solar para assistir esta experiência única. Então, assim que o sol brilhante começa a reaparecer muito ligeiramente, use imediatamente o seu visor solar para observar a fase parcial restante do eclipse", afirma Kierstan.

O evento vai durar aproximadamente três horas, tendo início a partir das 14h (horário de Brasília), mas aqui no hemisfério sul só poderá ser visto parcialmente. De acordo com o Grupo de Astronomia de Pernambuco, na Região Norte, Macapá, capital do Estado do Amapá, terá a maior fração do Sol obscurecido pela Lua, chegando a 41%. No Recife, a visão será de 29%.

Ilustração: AFP