Botão 'iniciar' do novo iPhone poderá ser virtual

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 11/08/2017 às 16:17
Foto: Reprodução / Blog do Iphone
Foto: Reprodução / Blog do Iphone FOTO: Foto: Reprodução / Blog do Iphone

Se você já está ansioso para o lançamento do próximo iPhone, saiba que vazaram mais informações sobre o novo smartphone da Apple. A imprensa especializada já trata este vazamento como o maior desde o protótipo do iPhone 4, que foi encontrado em um bar.

LEIA MAIS

» Capas de iPhone com glitter estão causando queimaduras e empresa faz recall

» Vaza suposto visual do próximo iPhone. Aparelho poderá ter sensor biométrico que funciona no escuro

» Apple leva usuários de iPhone para curso de fotografia

O firmware, conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico, da empresa acabou sendo divulgado pela própria Apple na semana passada. Essas instruções contém vários arquivos escondidos que dão pistas sobre inúmeras novidades ainda não anunciadas.

Como será o novo iPhone ?

Os rumores de que a apple pode lançar um aparelho especial neste ano, por causa das comemorações de 10 anos do iPhone, são apontados como quase certos. Isso, porque os códigos do firmware mostram que o novo smartphone da empresa deverá ter uma tela OLED que cobre quase que por completo a parte frontal do aparelho.

Com essa novidade, é possível que tenhamos uma tela de 5.8 polegadas e um smartphone com um tamanho pouco diferente do atual iPhone 7.  Segundo o Blog do iPhone, a tela será inteiramente ativa, no entanto, ela não estará totalmente disponível para os apps. Funcionará da seguinte forma: no topo da tela e na parte de baixo, o sinal da operadora, bateria, botão virtual e outras informações estarão disponíveis. Essa área será específica para o sistema.

A nova tela, de acordo com o Blog do Iphone, ser dividida em áreas como funções, Status Bar e área dos aplicativos.  Na área de funções, será permitido utilizar o menu dos aplicativos e o botão virtual poderá mudar de tamanho a depender do app.  No Status Bar é onde vai ficar a barra de status.  Nela é onde se encontra o horário atual e possivelmente outras informações.

Já na área destinada aos aplicativos, ela terá a mesma proporção da tela do atual iPhone 7, para que os apps não adaptados à nova tela não apareçam com bordas pretas.

Botão "iniciar": como ele deverá funcionar

Outra novidade seria o botão 'iniciar'. Ele deverá deixar de existir e passará a ser virtual, assim como no Android. Mas, será flexível e mudará de tamanho de acordo com o app que esteja sendo utilizado. A depender do uso, inclusive, o botão inicial pode desaparecer, ou seja, vai dar para ver aquele videozinho em tela cheia de verdade!

Já que o botão provavelmente será virtual, a tela de bloqueio também muda e deverá ser despertada com um toque na tela ou ainda levantando o aparelho, como já acontece hoje. A parte de baixo poderá ser mais útil e pode ter uma barra de menus dos aplicativos.

Ainda segundo o Blog do Iphone, é possível que algumas destas ideia não cheguem no produto final, mas os códigos firmware vazados já nos contam como possivelmente será o novo iPhone.