Bitcoin Cash: nova moeda digital surge a partir de desentendimento

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 01/08/2017 às 17:30
Foto: George Frey / AFP FOTO:

Por: AFP

Uma disputa entre os criadores do Bitcoin resultou, nesta terça-feira (1º), na criação de uma nova moeda digital, diante da impossibilidade de chegarem a um acordo acerca de mudanças no software.

O Bitcoin, que é gerado, ou "minerado", a partir de computadores e não é lastreado por nenhum banco central, pode ser usado para pagar vários tipos de produtos e serviços online - e cada vez mais em lojas físicas também.

LEIA MAIS

» Cotação do Bitcoin afunda após investigações de autoridades chinesas

» Valendo US$1.100, Bitcoin chega ao seu maior valor em três anos

O princípio da "cryptomoeda" é uma tecnologia de blockchain, que usa blocos de transação criptografados e autentificados, teoricamente impossíveis de serem hackeados - para alterar uma informação, seria preciso fazer a mudança simultaneamente para todos os usuários.

Contudo, alguns desenvolvedores têm ficado impacientes com os limites dos protocolos técnicos para a moeda, vigentes desde 2009, que limitam o número de transações.

Nesta terça, um grupo criou uma variedade baseada num outro protocolo, que permite ampliar o volume de transações processadas - o Bitcoin Cash.

O valor do Bitcoin sofreu com uma volatilidade extrema desde sua criação. Após o anúncio, ele manteve sua estabilidade dos últimos meses, em 2.775,03 dólares, de acordo com dados da agência Bloomberg.

Após o surgimento do Bitcoin, em 2008, várias outras moedas digitais foram criadas, como a ethereum, lançada em julho de 2015, e a zcash, de outubro passado.