Lyft cria equipe para estimular tecnologia aberta de carros autônomos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 24/07/2017 às 9:30
Hyundai's Autonomous IONIQ. AFP PHOTO / Frederic J. BROWN
Hyundai's Autonomous IONIQ. AFP PHOTO / Frederic J. BROWN FOTO: Hyundai's Autonomous IONIQ. AFP PHOTO / Frederic J. BROWN

A Lyft, serviço de transporte americano que concorre com a Uber, criou uma nova equipe para acelerar o desenvolvimento de uma plataforma de veículos autônomos que poderia ser utilizada por outras empresas.

A companhia sediada em São Francisco anunciou no começo do ano a primeira plataforma aberta de veículos sem condutor, convidando os fabricantes de automóveis e sistema de navegação rivais a se integrarem nesta rede.

"Nos próximos anos, vamos continuar incorporando as principais companhias automobilísticas e tecnológicas nesta plataforma, a fim de criar uma rede de passageiros em todo o país", afirmou Luc Vincent, vice-presidente de engenharia da Lyft, num comunicado online. "Não estamos pensando em nossa própria divisão de veículos sem condutor como um projeto à parte, é a essência do nosso negócio".

Leia mais

Apple considera carros autônomos uma tecnologia ‘fundamental’

Gigante chinesa Baidu quer compartilhar tecnologia para carros autônomos

A Lyft criou uma divisão dedicada a desenvolver tecnologia de veículos autônomos, cuja equipe vai trabalhar em instalações no Vale do Silício."Como estamos fazendo tudo isso numa plataforma aberta, não vai apenas melhorar o sistema de veículos não tripulados da Lyft, mas também estimulará o desenvolvimento dos nossos sócios", opinou Vincent.

A Lyft segue os passos da Uber, que utilizou veículos autônomos em programas pilotos em algumas cidades americanas. Em maio, a Waymo, unidade de veículos não tripulados da Alphabeat, matriz do Google, chegou a um acordo com a Lyft para testar sua tecnologia.

Waymo e Lyft concorrem com a Uber, que desenvolve seus próprios veículos sem condutor. A maioria dos grandes fabricantes de veículos investiram grandes quantias de dinheiro no desenvolvimento de tecnologia de veículos autônomos.

© Agence France-Presse