Start-up Hyperloop avança no desenvolvimento de veículo supersônico

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 16/07/2017 às 8:05
Hyperloop FOTO:

A start-up americana Hyperloop One anunciou o primeiro teste integral bem-sucedido do seu sistema de trânsito ferroviário a uma velocidade quase supersônica.

O teste foi realizado em maio na pista de desenvolvimento da empresa no deserto de Nevada, perto de Las Vegas, e envolveu um veículo circulando acima das vias por pouco mais de cinco segundos utilizando levitação magnética, informou a companhia.

O veículo de teste acelerou a 112 km por hora, e o próximo objetivo é elevar a velocidade até 400 km/h, disse a Hyperloop One em um comunicado.  O conceito consiste em propulsar passageiros em cápsulas sustentadas no ar por ímãs através de um tubo de baixa pressão e a uma velocidade que poderia chegar a 1.200 km/h.

Leia mais

Uber sonha com veículos voadores para desobstruir transporte urbano

GM aposta na implantação gradual de veículos autônomos

"A Hyperloop One conseguiu o que ninguém fez antes ao testar com sucesso o primeiro sistema Hyperloop em escala completa", disse o cofundador e diretor-executivo Shervin Pishevar. "Ao atingir o vácuo total, nós essencialmente inventamos nosso próprio céu em um tubo, como se estivesse voando a 60.000 metros no ar", acrescentou.

Os sistemas testados em maio incluíram o motor, bombeamento a vácuo, levitação magnética e frenagem eletromagnética, de acordo com a empresa. A Hyperloop One diz que o sistema é mais seguro que os aviões de passageiros, tem custos menores de construção e manutenção que os trens de alta velocidade e que o uso de energia por pessoa é similar ao de uma bicicleta.

AFP