Volvo só lançará modelos elétricos ou híbridos a partir de 2019

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 05/07/2017 às 10:29
Volvo FOTO:

A montadora sueca Volvo Cars anunciou nesta quarta-feira que somente a partir de 2019 lançará modelos elétricos ou híbridos com o que promete um "fim histórico" dos veículos equipados com motor de combustão.

O grupo, propriedade da empresa chinesa Geely, espera lançar cinco modelos integralmente elétricos entre 2019 e 2021, três sob sua marca e duas sobe a da Polestar, assim como uma série de modelos híbridos.

Esses cinco carros serão complementados por uma gama veículos híbridos plug-in a gasolina e diesel, além de modelos híbridos de 48 volts em toda a linha, representando uma das mais amplas ofertas de automóveis eletrificados de qualquer fabricante.

Leia mais

Carros elétricos subsidiados são forma ineficiente de reduzir emissões de CO2, afirma estudo

Carros elétricos, uma séria ameaça para companhias petroleiras

Isso significa que, no futuro, não haverá carros Volvo sem motor elétrico, já que os modelos com propulsor a gasolina serão gradualmente eliminados e substituídos por veículos aprimorados com opções eletrificadas.

"Este anúncio marca o fim dos carros equipados apenas com um motor a combustão" declarou o presidente da Volvo, Håkan Samuelsson, em um comunicado. Segundo um porta-voz indagado pela AFP, a montadora sueca continuará fabricando, além de 2019, os modelos a gasolina e diesel lançados antes desta data, mas estes serão progressivamente substituídos pela chegada de modelos mais limpos.

O grupo sueco tem a ambição de vender um milhão de veículos elétricos antes de 2025, data na qual deseja que suas operações de produção se convertam em "climaticamente neutras".

AFP