J.K.Rowling celebra os "maravilhosos" 20 anos de Harry Potter

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 26/06/2017 às 15:29
Fãs de J.K. e dos livros de Harry Potter do lado de fora da Biblioteca Nacional da Escócia em Edimburgo, para ver uma primeira edição do livro 'Harry Potter e a Pedra Filosofal', preenchida com notas pessoais e desenhos da autora. AFP PHOTO / NEIL HANNA
Fãs de J.K. e dos livros de Harry Potter do lado de fora da Biblioteca Nacional da Escócia em Edimburgo, para ver uma primeira edição do livro 'Harry Potter e a Pedra Filosofal', preenchida com notas pessoais e desenhos da autora. AFP PHOTO / NEIL HANNA FOTO: Fãs de J.K. e dos livros de Harry Potter do lado de fora da Biblioteca Nacional da Escócia em Edimburgo, para ver uma primeira edição do livro 'Harry Potter e a Pedra Filosofal', preenchida com notas pessoais e desenhos da autora. AFP PHOTO / NEIL HANNA

A escritora britânica J.K. Rowling chamou de maravilhoso o impacto do nascimento há 20 anos de um fenômeno literário mundial, o pequeno bruxo Harry Potter, cujo aniversário é comemorado especialmente em Edimburgo.

https://twitter.com/jk_rowling/status/879284927258386433

"Há 20 anos, um mundo que eu havia experimentado sozinha de repente se abriu para os outros. Foi maravilhoso. Obrigada", escreveu na rede social Twitter a escritora de 51 anos.

Joanne Kathleen Rowling vivia praticamente na pobreza até conseguir um contrato - e 1.500 libras - com a editora Bloomsbury para publicar 1.000 cópias de "Harry Potter e a Pedra Filosofal", o seu primeiro livro, rejeitado por muitas editoras. Os sete volumes da saga foram traduzidos em 79 idiomas, com 450 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

Leia mais

J.K. Rowling, uma escritora mágica que encantou o mundo

Filme sobre Voldemort ganha autorização da Warner, afirmam diretores

"Harry Potter teve um grande impacto sobre uma geração de crianças que passou a ser tão obcecada com a leitura que fazia filas de horas para obter o próximo livro", explica Diana Gerald, presidente do Book Trust, uma fundação que incentiva a leitura aos jovens.

Eleita a melhor escritora britânica viva em 2006, J.K. Rowling acumulou uma fortuna de 650 milhões de libras (US$ 825 milhões), de acordo com a lista dos mais ricos do Sunday Times, graças ao seu personagem.

- Celebração da Pottermania -

A Biblioteca Nacional da Escócia dedicou a Potter uma exposição especial em Edimburgo, onde Rowling escreveu a maior parte do romance, entre sua residência e o café The Elephant House, que recebe milhares de fãs a cada ano.

"J.K. Rowling escreveu os livros ali em frente e no final da rua, por isso é divertido fantasiar-se e se divertir", afirma Francine Millard, de 47 anos, visitando a biblioteca com um lenço parecido com o utilizado por Potter e uma coruja de brinquedo. Tinha apenas 4 anos quando o primeiro livro foi lançado, mas Kimberley Best confessa ser "obcecada" com o mundo mágico de Rowling.

"Ele teve uma grande influência na minha vida, me ajudou a sair de um momento difícil", disse à AFP em frente a uma cópia da procuradíssima primeira edição do primeiro livro, cheio de notas da escritora, exibido na Biblioteca Nacional graças ao empréstimo de um colecionador.

Notas manuscritas da autora J.K. Rowling dentro de uma primeira edição rara de seu livro 'Harry Potter and the Philosopher's Stone' exibido na Biblioteca Nacional da Escócia em Edimburgo. AFP PHOTO / NEIL HANNA

O curador da exposição, Graeme Hawley, declarou à AFP que Harry Potter "se tornou algo extremamente significativo para o mercado editorial infantil moderno, um ponto de virada. E o resto, como dizem, é história". Bloomsbury publicou quatro edições comemorativas diferentes do primeiro livro por ocasião do 20º aniversário, com as cores da escola de bruxos Hogswarth, onde as histórias de Potter estão ambientadas.

A "Pottermania" resultou em oito filmes, livros derivados, inúmeros objetos e a abertura de parques temáticos em vários países. Em outubro, a Biblioteca Britânica de Londres vai inaugurar "Harry Potter: A History of Magic" (uma história de magia), com manuscritos das obras e documentos dos arquivos de Rowling, entre outras coisas.

© Agence France-Presse