China lança seu primeiro telescópio espacial de raios-X

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 15/06/2017 às 10:06
Telescópio de 2,5 toneladas saiu do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan no deserto de Gobi, no noroeste de China. Foto: AFP / STR
Telescópio de 2,5 toneladas saiu do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan no deserto de Gobi, no noroeste de China. Foto: AFP / STR FOTO: Telescópio de 2,5 toneladas saiu do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan no deserto de Gobi, no noroeste de China. Foto: AFP / STR

A China lançou nesta quinta-feira ao espaço seu primeiro telescópio de raios-X destinado a estudar os buracos negros e os pulsares, em uma nova etapa de seu ambicioso programa nuclear.

O telescópio de 2,5 toneladas foi colocado em órbita por um foguete de Longa Marcha-4B, que descolou do centro de lançamento de satélites de Jiuquan, situado no deserto de Gobi, informou a agência Nova China.

Leia mais

Radiotelescópio chileno ALMA obtém imagens inéditas do Sol

Os segredos da nebulosa de Órion revelados pelo telescópio VISTA

O telescópio "Insight" permitirá aos cientistas observar os campos magnéticos e o interior de pulsares, para compreender melhor a evolução dos buracos negros.

Um pulsar é uma estrela de nêutrons que emite uma radiação eletromagnética em uma determinada direção, como um farol. Um buraco negro é um objeto celeste tão maciço que mesmo a luz não pode escapar dele devido a sua fenomenal força de gravidade.

AFP