Facebook aprimora o Check-in de Segurança (Safety Check) para informar melhor e angariar doações

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 14/06/2017 às 11:15
Safety Check FOTO:

Quando acontece alguma tragédia/desastre e as pessoas que moram na região afetada podem se marcar no Facebook como "seguras", e assim tranquilizar os parentes e amigos. Esse recurso chama-se Check-in de Segurança (ou Safety Check) e foi utilizado recentemente, por exemplo, nas enchentes recentes provocadas pelas chuvas na Zona da Mata Sul de Pernambuco.

De fato, é uma ferramenta muito útil - que definitivamente ajuda muita gente - mas seu caráter abrangente em muitos casos acaba mais confundido do que informando. Por isso, o Facebook promoveu algumas atualizações no serviço para não só informar melhor os usuários, como ainda mobilizar mais gente para ajudar nas campanhas solidárias.

O Safety Check agora estará disponível também no Facebook para desktops, além de permitir que as pessoas possam compartilhar uma nota pessoal com amigos e familiares quando se marcarem seguras. Essas notas aparecerão no Feed de Notícias, como um post gerado automaticamente para ser escrito quando as pessoas se marcarem como seguras.

Leia mais

Fundador do Facebook se lança em campanha, mas não para cargo político

Facebook anuncia mudanças para evitar visitas de usuários a sites de “baixa qualidade”

Quando o recurso for acionado, uma agência global de segurança, a NC4, ainda fará uma descrição da crise que acompanhará o acionamento do recurso. "Para ajudar a fornecer contexto adicional sobre a ocorrência e ter certeza que as pessoas têm as informações que elas precisão, vamos começar a adicionar descrições da crise fornecidas pela NC4", conta a vice-presidente de Bem-estar social da Plataforma, Naomi Gleit.

Os usuários dos EUA poderão promover campanhas de doações a partir do Safety Check. "Após uma crise, uma forma de ajudar e pedir ajuda é através de campanhas de doações. Para tornar isso mais fácil, estamos introduzindo o Facebook Fundraisers ao Safety Check nos Estados Unidos", completa a executiva.

De acordo com o Facebok, o Safety Check já foi ativado mais de 600 vezes em dois anos, com mais de 1 bilhão de pessoas usando a ferramenta em situações de crise para notificar familiares e amigos que estavam bem. "Manter a comunidade segura é nossa maior prioridade no Facebook e esperamos que estas atualizações ao Safety Check continuem a ajudar neste sentido", avalia Gleit.