Bancos perdem US$ 1,8 milhão por falhas de segurança no internet banking

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 14/06/2017 às 12:06

Os recentes ataques de ransomware à grandes empresas no mundo todo mostrou como o mercado corporativos está muito menos protegido dos hackers do que se imaginava. Um dos principais alvos de qualquer ação criminosa, os bancos perdem, em média, US$ 1.754.000 com acidentes envolvendo serviços de internet banking.

Esse dado foi levantado pelo mais recente relatório da Kaspersky Lab sobre ameaças de segurança virtual no setor financeiro. De acordo com a empresa de segurança, o prejuízo causado pelos ataques cibernéticos representam praticamente o dobro do preço da recuperação de um incidente com malware, cuja solução custa em média US$ 825.000.

Prejuízos por perda de dados, danos à reputação da marca/empresa, vazamento de informações confidenciais e outras consequências de ataques sofridos pelos bancos online acarretam 61% de custos adicionais para a instituição atingida, para além das perdas sofridas com os ataques em si.

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Ataques DDoS contra instituições financeiras criados para impossibilitar o funcionamento de sites de bancos são o tipo de ação que mais afeta os clientes. Segundo o relatório, 49% dos bancos que já sofreram um ataque DDoS tiveram seu site público afetado (em comparação com 41% das instituições não financeiras), e 48% tiveram seu sistema de banco online afetado por ataques DDoS.

Recuperar-se desse tipo de ataque também é muito custoso: a recuperação de um incidente com DDoS pode custar US$ 1.172.000 para instituições financeiras, em comparação com US$ 952.000 para empresas de outros setores, segundo a Kaspersky Lab.

“No setor bancário, a reputação da instituição é fundamental, e a segurança corre em paralelo. Se os serviços online do banco sofrem um ataque, é difícil para os clientes confiarem seu dinheiro à instituição. Assim, é fácil entender por que qualquer ataque seria tão devastador. Para que os bancos possam se proteger efetivamente dos prejuízos de um incidente de segurança virtual em seu serviço online, primeiro precisam se preparar melhor contra os perigos que os ataques DDoS representam a esses serviços. Essa ameaça deveria estar em uma posição mais alta na lista de prioridades de segurança dos bancos”, diz Kirill Ilganaev, Head de Kaspersky DDoS Protection.