Apple considera carros autônomos uma tecnologia 'fundamental'

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 14/06/2017 às 8:21
Apple CEO Tim Cook. AFP PHOTO / Josh Edelson
Apple CEO Tim Cook. AFP PHOTO / Josh Edelson FOTO: Apple CEO Tim Cook. AFP PHOTO / Josh Edelson

A empresa americana Apple vê os carros autônomos como uma "tecnologia fundamental" para o futuro, declarou o CEO da empresa, Tim Cook, em uma entrevista nesta semana.

Cook contou à rede de televisão Bloomberg que a Apple pretende investir no setor automotivo porque há uma "ruptura iminente" proveniente das novas tecnologias.

O setor automobilístico, segundo Cook, está sendo constantemente transformado pelas tecnologias de inteligência artificial e direção autônoma, assim como pelo desenvolvimento de carros elétricos mais eficazes e pela ascensão da carona solidária e de carros compartilhados. "Nós estamos focando em sistemas autônomos", contou à Bloomberg.

Leia mais

Gigante chinesa Baidu quer compartilhar tecnologia para carros autônomos

Califórnia autoriza testes de carros autônomos

A Apple percebe essa tendência como "a mãe de todos os projetos de inteligência artificial", e essa é "uma tecnologia fundamental que consideramos muito importante", disse. Ainda que a Apple não tenha entrado em detalhes a respeito de projetos específicos de veículos autônomos, ela agora faz parte da lista de empresas com autorização para testar carros sem motorista na Califórnia, de acordo com registros estaduais.

Espera-se que a gigante tecnológica californiana mantenha o foco no desenvolvimento de sistemas, deixando para os parceiros a tarefa de produzir os veículos, embora tenha interesse em testar essa tecnologia de navegação nesses carros específicos.

© Agence France-Presse