Astronautas francês e russo voltam à Terra após 200 dias no Espaço

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 02/06/2017 às 12:18
Thomas Pesquet e Oleg Novitsky. AFP PHOTO / ESA / NASA
Thomas Pesquet e Oleg Novitsky. AFP PHOTO / ESA / NASA FOTO: Thomas Pesquet e Oleg Novitsky. AFP PHOTO / ESA / NASA

Por Anais Llobet e Pascale Mollard

O astronauta francês Thomas Pesquet e o russo Oleg Novitski retornaram nesta sexta-feira à Terra após passarem 200 dias na Estação Espacial Internacional (ISS).

Pesquet e Novitski se despediram dos dois astronautas - um americano e um russo - que ficaram na ISS, a 400 km da Terra, e foram para a nave Soyuz MS-03, a mesma que os levou ao Espaço na noite de 17 de novembro. "Vou sentir falta" da ISS, tuitou Pesquet, que falou desta experiência como "a aventura mais intensa" de sua vida.

O desacoplamento da Soyuz da ISS aconteceu às 10H50 GMT (07H50 de Brasília). Pesquet e Novitski aterrissaram na sexta-feira às 14H10 GMT (11H10 de Brasília) nas estepes do Cazaquistão, após passarem 200 dias na Estação Espacial Internacional (ISS), segundo imagens difundidas ao vivo pela Agência Espacial Europeia (ESA).

"O desacoplamento aconteceu no horário previsto", indicou à AFP o Centro de Controle de voos espaciais. Segundo imagens ao vivo da Agência Espacial Europeia, a nave se afastava da ISS em direção à Terra.

Leia mais

Dois astronautas saem da ISS para instalar novas baterias

China poderá enviar até seis astronautas a sua estação espacial

Duas horas e meia depois do desacoplamento da ISS, os motores principais foram ativados durante pouco menos de cinco minutos para a manobra de "desorbitação", segundo a Agência Espacial Europeia. Depois de seis meses e meio sem gravidade, os astronautas sentiram o seu peso quadruplicar durante a desaceleração. As naves Soyuz são o único meio para transportar tripulações à ISS.

O módulo com os dois astronautas enfrentou temperaturas de até 1.600ºC devido ao atrito da atmosfera com o escudo térmico. AFP PHOTO / POOL / SHAMIL ZHUMATOV

© Agence France-Presse