Spotify concorda com pagamento em ação de direitos autorais

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 30/05/2017 às 8:31
O recurso foi disponibilizado nessa terça-feira (30)
O recurso foi disponibilizado nessa terça-feira (30) FOTO: O recurso foi disponibilizado nessa terça-feira (30)

O líder da música em streaming Spotify concordou em pagar 43,45 milhões de dólares para encerrar uma ação potencialmente custosa de direitos autorais nos Estados Unidos, disseram os advogados nesta segunda-feira.

Esta atitude é a última tomada pela companhia sueca a fim deixar para trás estas disputas em meio a um fortalecimento do streaming.

O acordo acabaria com os processos liderados por dois compositores indie, os cantores de rock folk Melissa Ferrick e David Lowery, vocalistas das bandas alternativas Cracker e Camper Van Beethoven. Os dois entraram com uma ação contra empresa: Ferrick pede 200 milhões de dólares e Lowery, US$ 150 milhões.

Leia mais

Consumo de música por streaming volta a crescer

Serviço de streaming de música supera o de vídeo nos EUA

Os artistas acusam o Spotify, que oferece a seus usuário o acesso instantâneo a 30 milhões de músicas, de colocar as músicas on-line sem ter mecanismos seguros para garantir os seus direitos, como a permissão para reproduzir material protegido por direitos autorais, das canções.

O Spotify e outros serviços em streaming pagam royalties aos intérpretes e compositores - que muitas vezes são pouco conhecidos ou para músicas mais antigas e desconhecidas, difíceis de serem identificadas.

No acordo, que ainda precisa ser aprovado por um juiz federal de Nova York, o Spotify pagaria 43,45 milhões de dólares para compensar os compositores pela falta de permissão. O Spotify também teria que arcar com os custos de canções em streaming posteriores - que a ação diz que "totalizaria dezenas de milhões de dólares em futuros royalties".

© Agence France-Presse