Energia renovável gera quase 10 milhões de empregos no mundo

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 24/05/2017 às 8:56
Foto: Flickr/Jürgen from Sandesneben, Germany
Foto: Flickr/Jürgen from Sandesneben, Germany FOTO: Foto: Flickr/Jürgen from Sandesneben, Germany

O setor de energia renovável empregou 9,8 milhões de pessoas no mundo em 2016, um aumento considerável na comparação com 2012, anunciou nesta quarta-feira a Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena), que tem sede em Abu Dhabi.

No relatório 'Energias renováveis e empregos - Balanço anual 2017', a Irena destacou que o setor contratou sete milhões de pessoas em 2012.

Em quatro anos, 2,8 milhões de empregos foram criados, graças à "redução dos custos e à adoção de políticas favoráveis, que estimularam os investimentos e o emprego".

"Por exemplo, nos últimos quatro anos o número de empregos no setor fotovoltaico e eólico dobrou", afirmou o diretor geral da Irena, Adnan Amin.

Leia mais

Bill Gates reúne um bilhão de dólares para energias limpas

Sistema de energia solar inédito pode ser instalado em Pernambuco em 2017

Energias renováveis tiveram crescimento recorde

O número de trabalhadores do setor de energia renovável, com exceção da energia hidráulica, alcançou 8,3 milhões em 2016. Quando são considerados os empregos diretos nos grandes projetos hidráulicos, o número aumenta a 9,8 milhões de postos de trabalho, segundo o documento.

China, Brasil, Estados Unidos, Índia, Japão e Alemanha são os países que geram mais empregos no setor, de acordo com a Irena. Na China, 3,46 milhões de pessoas trabalharam na área de energia renovável em 2016, um aumento de 3,4% na comparação com o ano anterior.

O documento destaca que 62% dos postos de trabalho do setor em todo o mundo se encontram na Ásia. Nesta região, as atividades de instalação e fabricação aumentaram, especialmente na Malásia e Tailândia, que viraram o centro mundial da fabricação de sistemas fotovoltaicos.

Amin afirmou esperar que o número de trabalhadores no setor de energia renovável alcance "24 milhões até 2030, para que compense a perda de empregos no setor dos combustíveis fósseis e se converta no maior motor econômico do mundo".

© Agence France-Presse