Cientistas atraentes são considerados menos inteligentes, diz estudo

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 23/05/2017 às 9:23
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay FOTO: Foto: Pixabay

Pessoas em geral se interessam mais em conhecer o trabalho dos cientistas mais atraentes, mas seus colegas de trabalho menos dotados de beleza são considerados mais inteligentes, demonstra um estudo divulgado nesta semana.

O artigo da Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), publicação oficial da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, chama a atenção para a propensão humana de julgar as pessoas pela aparência, principalmente no campo científico, em uma era permeada por vídeos em plataformas online, como os TED talks, e o aumento vertiginoso do uso da internet.

"Parece-me que as pessoas usam as aparências como critério para a busca por informação quando selecionam ou julgam as notícias", disse o autor Will Skylark, do Departamento de Psicologia da Universidade de Cambridge. "Ainda não está claro o quanto isso influencia na divulgação e aceitação das ideias científicas entre o público, mas o rápido crescimento nas mídias digitais pode ser considerado como um assunto altamente importante".

Leia mais

Estudos sobre tratamentos com testosterona mostram resultados contrastantes

Criatividade, uma ajuda para os homens pouco atraentes

Para o relatório, pesquisadores da Universidade de Cambridge e da Universidade de Essex ficaram responsáveis por seis estudos separados para perceber o quanto a aparência dos cientistas afeta na percepção do público sobre suas respectivas pesquisas. Aproximadamente 3.700 pessoas entre as idades de 18 a 81 anos participaram, tanto dos Estados Unidos quanto do Reino Unido. Muitas delas foram recrutadas online.

Os rostos dos cientistas foram escolhidos aleatoriamente para a pesquisa, utilizando-se da amostragem existente nos departamentos de Física e Genética das universidades americanas, assim como das britânicas. Um grupo de participantes foi convidado a classificar as imagens dos cientistas pelo quão cada um deles sentia-se atraídos pelos pesquisadores.

Depois, outros dois grupos de participantes avaliou em o quão interessado estariam em saber mais a respeito das pesquisas desenvolvidas por cada um desses cientistas. Além disso, eles também foram questionados se cada cientista "parecia alguém que lidera uma pesquisa importante e decisiva".

Comparando os dados obtidos a partir desses diferentes grupos, os pesquisadores perceberam que as pessoas são mais propensas a se interessar pelo trabalho desenvolvido por cientistas considerados por eles como sendo fisicamente atraentes. Ademais, esses grupos mostraram estar mais interessados em cientistas mais velhos, e menos inclinados às ideias das cientistas mulheres.

Os pesquisadores não encontraram diferenças quanto a questão racial, sendo os cientistas brancos ou negros. Quando interrogados sobre quais cientistas pareciam ser mais dedicados às pesquisas importantes, o público escolheu os menos atraentes.

"Nossos resultados mostram que a ciência é uma atividade social na qual os resultados dependem da aparência, de forma a influenciar as atitudes do público e ações do governo quanto a questões científicas imprescindíveis como as relativas às mudanças climáticas e à biotecnologia", concluiu o estudo.

Para Skylark, as mesmas inclinações pessoais que existem em qualquer área da vida humana também aparecem em relação à ciência. "As pessoas são mais influenciadas pela aparência de alguém do que, necessariamente, por suas ideias", afirma ele.

© Agence France-Presse