Senado quer a sua opinião para saber se propõe redução nos impostos cobrados sobre os games

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 12/05/2017 às 16:40
Ilustração: Senado Federal
Ilustração: Senado Federal FOTO: Ilustração: Senado Federal

Atualmente, a carga de impostos sobre os jogos eletrônicos no Brasil é de 79%. Isso acontece por uma aberração tributária que colocou os games na mesma categoria dos bingos eletrônicos e jogos de azar, algo que nunca foi mudado.

Mas Sugestão Legislativa (SUG) 15/2017, proposta por meio do portal e-Cidadania do Senado, quer mudar isso.

A ideia é reduzir para 9% os impostos sobre os jogos eletrônicos, como forma de incentivar o crescimento do setor. Essa carga é semelhante à cobrada nos Estados Unidos, e começa a ser discutida na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado.

Mas você pode contribuir com o debate. O Senado abriu uma consulta pública online para que os internautas votem a favor ou contra a redução. Então já sabe né? Entre nesse link e vote SIM como se não houvesse amanhã. Mais uma vez, o link é ESSE <- clique.

No momento em que essa matéria está sendo publicada, o SIM já conta com 17,6 mil votos. O "não" tem 57 (quem são esses almas sebosas?).

"Mas essas coisas não adiantam nada!", afirma o leitor descrente. Em alguns casos não, mas de vez em quando funciona. Funcionou, por exemplo, com a própria sugestão, apresentada em 8 de maio e que em 24 horas recebeu mais de 20 mil manifestações de apoio - número necessário para o envio à CDH, conforme estabelece a Resolução do Senado Federal nº 19/2015 (o número fechou em 75 mil).

O senador Telmário Mota (PTB-RR) foi designado relator da matéria e deve emitir parecer inicial sobre a Sugestão. Mas até lá, repito, vote como um louco nesse link, sempre no SIM. Não custa nada, mais uma vez, o link é ESSE <- clique.