Com seriados originais, Amazon cria concorrência

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 08/05/2017 às 8:38
American Gods, da Amazon
American Gods, da Amazon FOTO: American Gods, da Amazon

Pedro Antunes (Estadão Conteúdo)

Lançado no Brasil em dezembro de 2016, o Amazon Prime Video nasceu para fazer frente à Netflix no sistema de TV por streaming. Em um campo desbravado e dominado pela concorrente, a empresa aprendeu rápido que era preciso apostar no material original e não apenas encher seu catálogo com filmes e séries. Para chamar a atenção de assinantes, o conteúdo exclusivo é fundamental.

Estrelada por Jeffrey Tambor, que vive Maura Pfefferman, a série Transparent, criada por Jill Soloway, a mesma de I Love Dick, foi um grande acerto. Tem uma temática contemporânea - e foi bem recebida pela crítica.

Ao todo, foram dois Globos de Ouro e oito estatuetas do Emmy. Outra produção original, Mozart In The Jungle, protagonizada por Gael García Bernal, também foi lembrada na temporada de premiações.

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O caminho dos serviços do streaming, nos próximos anos, aponta para o conteúdo original. As emissoras tradicionais, embora tenham demorado para entender o funcionamento da TV sob demanda, já lançaram as próprias plataformas. A maior delas é a HBO, cujo serviço HBO Go já oferece os episódios das séries do canal por assinatura no mesmo horário no qual elas vão ao ar.

O inverso também está prestes a ocorrer. Séries da Fox no Brasil, como How I Met Your Mother, Prison Break e Glee, estão deixando a Netflix. Em breve, devem estar na plataforma da própria Fox. A guerra está só começando. E novos jogadores estão dispostos a brigar pela sua mensalidade.