Uber passa a aceitar pagamento com cartão de débito, sem maquininha

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 02/05/2017 às 14:07
Uber
Uber FOTO: Uber

A única alternativa para clientes da Uber que não queriam (ou não podiam) utilizar cartão de crédito para pagamento das viagens era pagar com dinheiro vivo - uma prática que trouxe problemas para a empresa, principalmente o aumento nos assaltos aos seus motoristas.

Finalmente uma nova alternativa surge: clientes agora vão poder pagar por suas viagens com cartão de débito, direto no app. A novidade é fruto de uma parceria da empresa com as principais instituições da cadeia de pagamentos para desenvolver tecnologias que permitem a realização dessas transações, sem maquininha.

Essa é a primeira vez em que uma empresa oferece pagamentos com débito nesse formato, em larga escala. "Há dez meses, a Uber começou a aceitar pagamento em dinheiro e viu o número de viagens aumentar principalmente nas periferias, em um fenômeno que, para mim, prova a capacidade da nossa plataforma de mudar a mobilidade das nossas cidades", diz Guilherme Telles, diretor-geral da Uber no Brasil.

"A nossa expectativa é a de que esse processo continue, agora com meios de pagamento mais modernos e seguros, como débito sem maquininha, tornando a Uber uma opção cada vez melhor para cada vez mais pessoas."

Leia mais

Uber se une a empresas como Embraer para criar carros voadores

Uber tem 13 milhões de usuários no Brasil

Para habilitar a nova forma de pagamento, o usuário deve, via aplicativo, acessar o Menu e cliquar na seção Pagamento -> Adicionar Forma de Pagamento -> Cartão de Crédito ou de Débito e inserir os dados do seu cartão de débito ou dual (débito e crédito). Se o cartão for duplo, quando quiser, clique sobre ele e escolha entre débito ou crédito

Clientes poderão optar pelo débito em vez do crédito quanto quiserem e para os motoristas, nada muda. Por enquanto, o pagamento com débito direto no app da Uber estará disponível para clientes do Banco do Brasil e Bradesco com cartões de múltiplas funções (crédito e débito) de bandeira Visa e para clientes do Santander com cartões múltiplos e de débito de bandeira Mastercard.

De acordo com o Uber, a opção vai aparecer no app dos usuários ao longo desta semana. Mais bancos e bandeiras serão adicionados ao longo dos próximos meses.