[CCXP Recife 2017] - O olhar dos quadrinistas sobre os filmes da DC/Warner

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 14/04/2017 às 16:20
BvS
BvS FOTO: BvS

As críticas quanto às adaptações cinematográficas não foram poupadas durante o painel Artistas vs O Universo DC nas telas, na tarde desta sexta-feira (14), na CCXP. Os artistas Ivan Reis, Ed Barros, Paul Pope, Jock e Glenn Fabry e o editor da Panini, Levi Trindade, falaram de seus trabalhos e relacionaram com a febre de filmes sobre os super-heróis.

O Batman foi amplamente discutido pelos artistas. Pope foi enfático: quer ver seu Batman Ano 100 no cinema. "Eu quero um que sangra, come, mais como homem, com dificuldade de ser herói. Porque ele é um ser humano. Essa é a minha ideia de um Batman", esclareceu.

Painel dos quadrinistas da DC na CCXP Painel dos quadrinistas da DC na CCXP

E o Batman vs Superman, de 2016, dividiu opiniões. Pope encarou Ben Afleck como seu homem morcego favorito. Mas, Ed Barrows, que desenhou o Superman por três anos, foi mais ferrenho ao falar dos filmes do homem de aço.

O paraense destacou que enxerga o cinema bebendo mais da fonte dos quadrinhos do que o contrario, mas também citou a necessidade de liberdade criativa. E opinou que, em alguns filmes, não conseguiu ver o tão conhecido personagem nas telonas. "Não foi o cara que desenhei nos quadrinhos. A essência dele. Os diretores têm que sentir a essência do personagem, se constrói de dentro para fora", disse Barros.

Mais da CCXP 2017 Recife

Pôster e trailer de Star Wars – Episódio VIII: Os últimos Jedi

Pais e filhos nerds se divertem juntos

Entre outras revelações do painel, Jock afirmou que nunca assistiu à série de TV Arrow, baseada em seus quadrinhos. Já Glenn Fabry, apesar de não gostar do filme Constantine, não sentiu incômodo com a série Losers.

"São mídias diferentes. Se cruzam, mas são muito específicas. Por isso existem as adaptações", explicou Ivan Reis. Juntos, eles concordaram que o que os fãs de quadrinhos querem do cinema são boas histórias, boas adaptações. Serem alimentador como fãs de HQs.

No fim, Paul Pope ainda tentou falar sobre Logan, filme que estreou em março. "Logan é a síntese do que é um filme de super-herói e ficção científica. Não precisa explicar", disse. Mas o painel era sobre a DC.