[CCXP Recife 2017] - Concurso de cosplay será analisado por plataforma de computação cognitiva

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 14/04/2017 às 14:21
Foto:Diego Nigro/JC Imagem
Foto:Diego Nigro/JC Imagem FOTO: Foto:Diego Nigro/JC Imagem

O concurso de cosplay da CCXP Tour Nordeste terá um jurado diferente: um computador. Desculpem, me expressei mal... IBM Watson é mais do que um computador ou uma inteligência artificial. É um sistema cognitivo que analisa grandes volumes de dados e processa informações de forma objetiva, gerando insights que podem ajudar profissionais em tomadas de decisão. Nesse caso, o concurso de cosplay.

A tecnologia, que já está presente em setores como saúde, finanças, jurídico e varejo, agora também pode contribuir com o universo geek. Para isso, Watson analisou previamente mais de 50 fotos de cada um dos personagens originais e, por meio de uma API de reconhecimento de imagem, conseguirá avaliar os cosplayers que mais se aproximarão da realidade.

Leia mais

Inteligência artificial entra aos poucos na vida cotidiana

Computação cognitiva trará “era de ouro” do varejo, afirma IBM

A plataforma acompanhará ao vivo a apresentação dos finalistas da categoria melhor fantasia e gerará uma nota para cada cosplayer, que será acrescentada à pontuação dos demais júris. O vencedor do concurso receberá um pacote turístico com destino à cidade de São Paulo para participar dos quatro dias do evento Comic Con Experience 2017 e garantirá uma vaga na etapa final do Concurso Cosplay Experience 2017.

Durante o evento em Recife, o Watson também estará disponível para analisar as fantasias de outros cosplayers presentes, conferindo alguns dos personagens mais populares de feiras geeks, como Arlequina, Homem-Aranha, Batman, Super-Homem, Coringa e Mulher Maravilha.

“A inteligência cognitiva IBM já ajuda empresas brasileiras de diversos setores. Estamos muito felizes em compartilhar esta tecnologia com os apaixonados pelas culturas pop e geek. O Watson é uma plataforma de imenso potencial e a possibilidade de utilizá-lo como parte integrante do júri de um dos concursos mais celebrados deste evento só mostra que há espaço para a inteligência cognitiva também no mercado de entretenimento brasileiro”, comenta Thiago Rotta, líder da plataforma Watson para a IBM Brasil.

Mais da CCXP 2017 Recife

Pôster e trailer de Star Wars – Episódio VIII: Os últimos Jedi

Pais e filhos nerds se divertem juntos

Galeria de cosplays