"Não nasci aqui por um acidente", afirma Maurício de Sousa na abertura da CCXP Recife

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 13/04/2017 às 15:13
Maurício de Sousa na CCXP
Maurício de Sousa na CCXP FOTO: Maurício de Sousa na CCXP

"Que aqui aprendeu a ler com os quadrinhos da Turma da Mônica?", perguntou Maurício de Sousa, pouco antes de abrir o seu sorriso mais largo ao ver Teatro Guararapes em peso levantar as mãos. Com mais de 50 anos de produção em quadrinhos, TV e cinema dos seus mais de 400 personagens, é possível dizer que o quadrinista foi "babá" e professor de quase quatro gerações de brasileiros (eu incluso, claro. E você?).

Maurício foi o homenageado da edição Recife da Comic Con Experience, evento que nasceu em São Paulo e que em quatro edições se tornou um dos maiores do mundo em Cultura Pop, Cinema, HQs e Séries. "O Maurício não vai falar isso, mas vou denunciá-lo: ele fez a maior questão de vir aqui ver vocês, aproveitar que faz bem uns dez anos que não vem ao Recife", contou Érico Borgo, do Omelete, um dos organizadores do evento.

O autor não só confirmou que tem estado em falta com Pernambuco, mas que também não é um conterrâneo por "acidente". "A família do meu pai é toda do Nordeste. Não nasci aqui por um 'acidente de percurso", mas adoro voltar à essa terra de gente gentil e acolhedora', afirmou o cartunista, ovacionado pelo público.

Ao lado de outros executivos da Maurício de Sousa Produções, ele apresentou alguns dos projetos mais recentes de empresa, bem como os que serão lançadas nos próximos anos. "Somos uma marca grande e temos que pensar grande. Desenvolvemos um mapa de produção audiovisual que vai até 2023, com projetos em várias plataformas", explicou Marcos Saraiva, Diretor Geral da empresa e neto de Maurício (filho da própria Mônica).

A apresentação começou falando da websérie Mônica Toy, publicado no canal da produtora no YouTube. "Atingimos a marca de 240 milhõs de vizualizações por mês e a audiência tem crescido mais em países como Rússia, EUA e México", comemorou Bruno Honda, designer chefe da Maurício de Sousa Produções. Para este ano, vários sin-offs serão lançadas, com outras turmas criadas pelo cartunista, como a Turma do Penadinhos e a Turma do Horácio.

O canal por assinatura Cartoon Network também receberá dois desenhos dos personagens: Bairro do Limoeiro, que é uma releitura do traço original de Maurício da década de 1950 - que estreou no carnaval e já é o desenho animado mais visto no Brasil - e uma nova temporada da turma clássica, com 26 episódios que vão ao ar ainda este semestre.

Dois filmes com atores de carne e osso estão previstos para 2018. Turma da Mônica Jovem vai adaptar a série mais recente dos personagens, que retrata Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e cia. como adolescentes, em formato mangá. Deste longa, até agora só a personagem Ramona foi apresentada, num canal criado no Youtube para divulgar o longa. Já Turma da Mônica - Laços irá adaptar a graphic novel de Victor e Lu Cafaggi para o cinema, com a turminha em suas idades tradicionais. Quem foi para a CCXP pôde ver um vídeo do primeiro membro do elenco escalado: o cachorrinho Floquinho.