Cineasta vencedora do Oscar prepara documentário sobre Julian Assange

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 10/04/2017 às 9:06
Julian Assange não pode deixar o prédio da embaixada da Venezuela,el Londres, por motivos de segurança.  AFP PHOTO / BEN STANSALL
Julian Assange não pode deixar o prédio da embaixada da Venezuela,el Londres, por motivos de segurança. AFP PHOTO / BEN STANSALL FOTO: Julian Assange não pode deixar o prédio da embaixada da Venezuela,el Londres, por motivos de segurança. AFP PHOTO / BEN STANSALL

O canal a cabo americano Showtime anunciou no domingo que exibirá nos próximos meses o documentário "Risk", sobre o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, dirigido pela cineasta vencedora do Oscar Laura Poitras.

"Risk" pretende aproximar o público de Assange, após seis anos de filmagens, que incluem as eleições presidenciais americanas em 2016.

"Com um acesso sem precedentes, Poitras nos mostra a história do WikiLeaks por dentro, permitindo aos espectadores entender a era de vazamentos em massa e manchetes chamativas na qual vivemos, assim como o impacto revolucionário da internet na política global", afirma o Showtime em um comunicado.

"'Risk' é um retrato de poder, princípios, traição e sacrifício quando a aposta não poderia ser mais elevada. É um thriller geopolítico narrado da perspectiva de uma cineasta imersa em mundos de vigilância governamentais e do movimento ciberpunk", completa a nota.

Leia mais

Fundador do WikiLeaks é ouvido pela justiça na embaixada do Equador em Londres

WikiLeaks comemora 10 anos com promessa de revelações sobre eleições nos EUA

Assange, australiano, 45 anos, está refugiado na embaixada do Equador em Londres desde 2012 para evitar uma extradição para a Suécia por supostos crimes sexuais, acusações que ele nega. Ele teme que a Suécia o extradite em seguida para os Estados Unidos, depois que o WikiLeaks divulgou milhares de telegramas diplomáticos e documentos confidenciais.

Nos dias 14 e 15 de novembro, Assange foi interrogado na embaixada equatoriana pela denúncia de estupro apresentada contra ele em 2010. Antes de "Risk", Lauren Poitras venceu o Oscar de documentário em 2015 por "Citizenfour", sobre Edward Snowden e o escândalo do programa de vigilância da NSA.

© Agence France-Presse