[CBLoL 2017] - Entrevista: Roberto Iervolino, da Riot Games Brasil

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 08/04/2017 às 9:12
iervolino FOTO:

O Recife recebe hoje, pela primeira vez, um dos maiores eventos de esportes eletrônicos do País: a final do Campeonato Brasileiro de League of Legends. Contamos para vocês o que é eSports e quais são os times que se enfrentam daqui a pouco no Classic Hall. Para hoje, trazemos uma conversa com Roberto Iervolino, gerente-geral da Riot Games no Brasil, sobre o evento.

Como foi a decisão de trazer a final da 1ª etapa para o Recife?

Recife é um grande expoente da nossa comunidade de League of Legends e da torcida do CBLOL, e mobiliza jogadores e torcedores em eventos de League of Legends de qualidade e relevância. Agora chegou nossa vez de levar o CBLOL a Recife, e estamos muito felizes e ansiosos por este encontro!

Está entre nossos objetivos realizar eventos (principalmente as finais do CBLOL) e levar o League of Legends e eSports para diferentes lugares do Brasil. Queremos oferecer essa experiência para nossa comunidade de jogadores em todo o país. 

A cada evento presencial no Brasil a Riot se supera. O que podemos esperar dessa vez?

Não podemos entrar em detalhes sobre a programação da final, mas podemos dizer que a partida entre as duas melhores equipes da primeira etapa do CBLOL 2017 (Keyd Stars e Red Canids) vai ser um confronto emocionante, especialmente porque o vencedor será o representante do Brasil no MSI, que pela primeira vez acontece no País.

A possibilidade de representar o Brasil em casa, com a torcida brasileira na plateia, em um dos maiores torneios internacionais de League of Legends do mundo, certamente vai fazer com que essas duas equipes façam seu melhor jogo. 

Qual a importância do Nordeste no cenário local atual?

O Nordeste sempre foi uma região muito importante para a Riot Games, com jogadores engajados em League of Legends, e uma torcida apaixonada que mobiliza caravanas e organiza grandes eventos para acompanhar o cenário competitivo.

Além disso, há ainda o surgimento cada vez mais constante de equipes locais buscando um espaço no cenário competitivo nacional - temos hoje jogadores da região disputando no CBLOL e em diversos outros torneios. Em decorrência desses fatores, vários eventos de eSports estão buscando a região para atender ao público local - no ano passado mesmo, a Mega Torcida LoL, organizada com o apoio da Riot Games, levou mais de 5.000 pessoas à Arena das Dunas, em Natal (RN), para assistir à transmissão da grande final do Campeonato Brasileiro de League of Legends 2016 (CBLoL). 

O que os times locais precisam fazer para crescer e disputar a nível nacional?

Estamos investindo, além do CBLoL, no Circuito Desafiante, importante plataforma de renovação do cenário e divulgação de novos talentos. Em 2016, trabalhamos com parceiros para aumentar a visibilidade do torneio e a experiência proporcionada tanto aos jogadores profissionais como aos torcedores. Esse é, portanto, um caminho muito interessante para os times de todo o Brasil, cujo objetivo é disputar em âmbito nacional. O circuito de acesso faz parte da trajetória natural das equipes que buscam uma vaga no CBLoL.

O movimento pelo qual estão passando as equipes que hoje participam no CBLoL, na busca de patrocinadores e parcerias que viabilizem investimentos em infraestrutura e capacitação técnica de times, equipe e gestão, é um bom caminho para aqueles que despontam no cenário.

E para atrair o interesse de patrocinadores e parceiros, essas equipes devem buscar visibilidade, participando de torneios - e, nesse sentido, o Circuito Desafiante (assim como outros torneios independentes) se apresentam como uma importante plataforma de renovação do cenário, trazendo novos talentos à luz dos grandes times e investidores.

O interesse da imprensa e da mídia pelo eSport traz mais audiência para eventos e competições, e também atrai investidores, o que gera um contexto positivo para a evolução dos times. A Riot Games dá suporte a esse cenário promovendo cada vez mais espaço e visibilidade junto à mídia e ao público em seus torneios - tanto no CBLoL (transmitido pelos canais digitais da Riot Games e pelo SporTV) como no Circuito Desafiante (que, por meio da parceria com a Promoarena, hoje realiza partidas presenciais e transmissões para todo o Brasil). 

O Brasil vai receber o MSI, seu maior evento internacional. Como isso contribuirá para o cenário?

A chegada do MSI ao Brasil endossa o sucesso do eSports no país e reconhece a importância da comunidade local. Um evento desse porte colabora para o fomento do mercado nacional, engaja nossa comunidade de torcedores e jogadores profissionais, e mostra para o mundo o potencial do Brasil na cena global de esportes eletrônicos.

O MSI é um evento internacional muito importante, que reúne os melhores jogadores de League of Legends de todo o mundo. Trazer um torneio como o MSI para o Brasil colabora para o ecossistema de eSports como um todo, estimulando a evolução da qualidade técnica dos jogadores profissionais brasileiros.

A interação dos times e a troca de experiência entre equipes de todas as regiões favorecem para um ambiente colaborativo de aprendizado e colocam o Brasil no mapa dos campeonatos mais importantes de League of Legends.