Encontrados vestígios de pirâmide de 3.700 anos no Egito

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 04/04/2017 às 11:18
Projeto "Scan Pyramids" quer descobrir as câmaras secretas ocultas nas pirâmides de Gizé e Dahshur, e tentar esclarecer os mistérios sobre a sua construção. AFP PHOTO / MOHAMED EL-SHAHED
Projeto "Scan Pyramids" quer descobrir as câmaras secretas ocultas nas pirâmides de Gizé e Dahshur, e tentar esclarecer os mistérios sobre a sua construção. AFP PHOTO / MOHAMED EL-SHAHED FOTO: Projeto "Scan Pyramids" quer descobrir as câmaras secretas ocultas nas pirâmides de Gizé e Dahshur, e tentar esclarecer os mistérios sobre a sua construção. AFP PHOTO / MOHAMED EL-SHAHED

Arqueólogos egípcios encontraram vestígios de uma pirâmide de 3.700 anos de antiguidade "em bom estado" no sítio de Dahshur, perto do Cairo.

A pequena pirâmide, construída durante a XIII dinastia (1.802-1.640 a.C.), foi localizada na necrópole de Dahshur, ao sul da capital do Egito, "em bom estado de conservação", anunciou o Ministério de Antiguidades egípcio em um comunicado.

Os arqueólogos descobriram "um corredor que leva ao interior da pirâmide, prolongado por uma rampa, e a entrada para uma sala", segundo a mesma fonte.

Leia mais

Descoberta cidade antiga no Egito

Descoberto pela primeira vez metal em barco do Egito faraônico

"A equipe continuará as escavações no sítio para descobrir o resto" da pirâmide, acrescentou o ministério. Os arqueólogos encontraram um pequeno bloco de alabastro enegrecido, no qual se pode ver inscrições em hieróglifos, assim como uma verga de granito e blocos de pedra que permitem conhecer melhor "a arquitetura interna" do monumento.

As escavações acabam de começar e ainda se desconhece o tamanho da pirâmide. Nas fotos divulgadas pelo ministério, é possível ver blocos de pedra e a entrada para o corredor. AFP PHOTO / HO / EGYPTIAN MINISTRY OF ANTIQUITIES As escavações acabam de começar e ainda se desconhece o tamanho da pirâmide. Nas fotos divulgadas pelo ministério, é possível ver blocos de pedra e a entrada para o corredor. AFP PHOTO / HO / EGYPTIAN MINISTRY OF ANTIQUITIES

A descoberta ocorreu perto da Pirâmide Curvada de Dahshur, construída pelo faraó Seneferu, fundador da IV dinastia (2.600 A.C.) e pai do faraó Quéops, que deu seu nome a uma das pirâmides mais famosas do Egito, na planície de Gizé.

O Egito conta com 123 pirâmides, indicou o arqueólogo Zahi Hawas, ex-ministro de Antiguidades. Em outubro de 2015, o país africano anunciou um projeto ambicioso denominado "Scan Pyramids" para descobrir as câmaras secretas ocultas nas pirâmides de Gizé e Dahshur, e tentar esclarecer os mistérios sobre a sua construção.

Esses estudos estão sendo realizados na pirâmide de Quéops, a última das sete maravilhas do mundo antigo ainda de pé. As autoridades egípcias também lançaram, em 2015, uma análise da tumba do faraó Tutancâmon, no Vale dos Reis, perto de Luxor, no sul do país, com a esperança de descobrir ali uma câmara secreta, que poderia abrigar a tumba da rainha Nefertiti.

AFP