Facebook lidera grupo internacional para frear disseminação de notícias falsas

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 03/04/2017 às 13:02
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay FOTO: Foto: Pixabay

Extremamente preocupado com a proliferação de notícias falsas na sua timeline (afinal, isso pode comprometer seriamente seu faturamento com publicidade) o Facebook está encabeçando um grupo de líderes do setor de tecnologia, instituições acadêmicas, ONGs e outras organizações que formaram um consórcio global criado para ajudar as pessoas a terem um melhor discernimento sobre as notícias que leem e compartilham na internet.

Foi lançado um fundo de US$14 milhões para suportar a News Integrity Initiative, cuja missão é avançar com o discernimento de notícias verossímeis, aumentar a confiança no jornalismo em todo o mundo e estimular a qualidade de conversações de interesse público.

Leia mais

Apple a favor de criação de ferramentas para contra notícias falsas

Google e Facebook cortam receita de publicidade de sites com notícias falsas

O consórcio, que conta ainda com instituições como a Ford Foundation, John S. and James L. Knight Foundation, Mozilla e Betaworks, entre outros, vai financiar pesquisa e projetos, além de promover encontros com especialistas da indústria. A iniciativa  será administrada pela Escola de Jornalismo da The City University of New York (CUNY),, que coordenará as atividades do consórcio, incluindo pesquisa, projetos especiais e eventos.

A News Integrity Initiative faz parte do Projeto Facebook para Jornalismo, lançado em janeiro, que atua em colaboração no desenvolvimento de novos produtos, além de treinamento e ferramentas para jornalistas e para o público.