Depois de abandonar a baleia (que aparecia na tela sempre que a rede caía, criando o termo "baleiou"), o Twitter trocou a imagem padrão do ovo utilizada globalmente nos últimos sete anos em perfis de usuários sem foto para a de um avatar genérico na cor cinza.
A mudança tira um pouco do colorido (e do humor) da rede social, mas a intenção da empresa é justamente a oposta. De acordo com um comunicado divulgado nesta sexta-feira, a rede quer destacar "diversidade das pessoas que utilizam o Twitter pelo mundo, e incentiva os usuários a colocar uma imagem no espaço, tornando a plataforma mais expressiva e vibrante".
Outro fato que forçou a mudança é que contas criadas para incomodar pessoas (o famoso cyberbullying) não são personalizadas, o que gerou uma associação da imagem do ovo a um comportamento negativo, "o que poderia afetar os recém-chegados ao Twitter que simplesmente ainda estavam sem foto", afirma a empresa.
O Twitter identificou alguns traços que a nova imagem padrão deveria ter: ser genérica, universal, séria, temporária e inclusiva. Outra consideração foi utilizar um desenho sem relação com um gênero específico.