Páginas se passam por grandes varejistas para disseminar promoções falsas no Facebook

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 29/03/2017 às 14:01
Página falsa de ofertas das Casas Bahia
Página falsa de ofertas das Casas Bahia FOTO: Página falsa de ofertas das Casas Bahia

Como já diria o ditado, "nem tudo que reluz é ouro" - ou em seu complemento mais moderno, "pode ser vírus". Esse alerta vem do pessoal da PSafe, empresa brasileira de segurança e performance mobile: os cibercriminosos têm criado páginas na rede social para divulgar falsas ofertas de grandes marcas varejistas, como Casas Bahia e Ponto Frio, e, desta forma, atrair vítimas.

O objetivo é o mesmo de sempre, ou seja, induzir consumidores ao erro e aplicar golpes que causam prejuízos financeiros. Ao clicar no link dessas promoções, em vez de ser encaminhado para o site oficial da empresa, o susuário é direcionado para uma página falsa contendo a oferta.

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"Uma vez que a compra é efetuada, o hacker tem acesso aos dados bancários da vítima, que não receberá nada em troca", afirma o comunicado da PSafe. Os criminosos chegam ainda ao ponto de orientar aos usuários para que tirem possíveis dúvidas sobre as ofertas por meio de mensagem privada na própria rede social, e assim evitar que sejam desmascarados.

"Esse tipo de golpe tem se tornado cada vez mais frequente por não requerer alto nível de conhecimento técnico por parte dos hackers. Além disso, por meio dele, é possível aproveitar-se da popularidade de grandes marcas para atrair um alto número de vítimas. Para se ter uma ideia, em apenas uma semana a página falsa de ofertas de um dos varejistas conquistou mais de seis mil seguidores", comenta Emilio Simoni, gerente de Segurança da PSafe.

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Já foram identificados mais de 100 perfis falsos com esse tipo de oferta no Facebook. Essas páginas foram reportadas para que a rede social efetue o bloqueio. Os especialistas da PSafe também recomendam ficar de olho em promoções exageradas.

"Quando a promoção não for anunciada em canais oficiais da marca ou redirecionar o usuário para outras páginas, desconfie. Se mesmo assim quiser participar, certifique-se de que a promoção é real ao entrar em contato diretamente com a empresa via canais oficiais. Nunca realize a compra, disponibilize dados pessoais ou propague links antes de fazer esta checagem", explica Emílio.