Califórnia autoriza testes de carros autônomos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 13/03/2017 às 17:13
Hyundai's Autonomous IONIQ. AFP PHOTO / Frederic J. BROWN
Hyundai's Autonomous IONIQ. AFP PHOTO / Frederic J. BROWN FOTO: Hyundai's Autonomous IONIQ. AFP PHOTO / Frederic J. BROWN

O estado da Califórnia está flexibilizando suas normas para testes de veículos autônomos, permitindo que sejam feitos sem motoristas.

As novas regras têm sido submetidas a consulta pública com a expectativa de que a versão final seja concluída no final do ano, de acordo com o Departamento de Veículos de Motor (DMV).

"Essas regras ampliam nosso programa de testes de veículo autônomo, para incluir os automóveis em que o condutor não está presente", disse Jean Shiomoto, diretor do DMV. "Este é o próximo passo para permitir eventualmente a circulação de veículos autônomos sem motorista nas ruas da Califórnia".

Leia mais

[CES 2017] – Renault-Nissan anuncia avanços os veículos autônomos

GM aposta na implantação gradual de veículos autônomos

Antes, o estado havia tentado pôr fim aos testes de carros autônomos sem presença de motorista. As regras propostas no final de 2015 exigiam que uma pessoa com carteira de motorista estivesse sempre presente no veículo para que pudesse retomar o controle.

Entretanto, a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), agência federal de segurança automobilística, divergiu poucos meses depois, dizendo que um sistema de computador, baseado na inteligência artificial dos automóveis autônomos, poderia ser considerado motorista.