Instituições de Ensino e Pesquisa de Pernambuco poderão ter internet rápida e com baixo custo

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 08/03/2017 às 15:59
Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, governador de Pernambuco Paulo Câmara e a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo. Foto: Humberto Pradera/Divulgação
Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, governador de Pernambuco Paulo Câmara e a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo. Foto: Humberto Pradera/Divulgação FOTO: Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, governador de Pernambuco Paulo Câmara e a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo. Foto: Humberto Pradera/Divulgação

Um acordo assinado entre o governador Paulo Câmara e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, permitirá que instituições de ensino e pesquisa da Região Metropolitana do Recife e Interior do Estado tenham internet de banda larga de até 10 Gbps ao menor custo possível, através da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

A pauta é uma demanda antiga da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Estado. Por meio de uma rede digital ótica avançada, com velocidade de 1 a 10 Gb/s, integrada à RNP, a Rede Pernambucana de Pesquisa e Ensino (RePEPE) pretende conectar diversas unidades de ensino e pesquisa, tais como o Armazém da Criatividade, em Caruaru, e centros tecnológicos, universidades e faculdades do interior.

Leia mais

O “reboot” do Parqtel: governo quer transformar espaço em incubadora de projetos de inovação

Governo contrata de consultoria suíça para levantar potencialidades do Estado através de Tecnologia

“Trata-se de Pernambuco participar, num momento muito decisivo, desse projeto-piloto, que vai avançar nesse novo modelo do backbone (rede principal, a espinha dorsal’, pela qual passam todos os dados da Internet) da RNP, em parcerias com o setor privado, com o sistema elétrico, permitindo disseminar a banda larga em todo o interior”, explicou Lúcia Melo, da Secti.

A RNP é uma Organização Social mantida pelo MCTIC,  e opera um backbone com pontos de presença (PoPs) nas 27 unidades da federação, formando a espinha dorsal da rede acadêmica nacional - a Rede IPÊ. Em Pernambuco, a RNP é operada pela Secti-PE, através do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) e atende várias instituições de ensino e pesquisa da RMR.