WhatsApp aumenta sua segurança: saiba como ativar o novo recurso

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 10/02/2017 às 14:09
WhatsApp
WhatsApp FOTO: WhatsApp

O sistema de dupla verificação para logins é um recurso muito usado na internet. Vários serviços essenciais, como o Gmail, Apple ID e o Facebook contam com a verificação em duas etapas para proteger o usuário: você entra com seu e-mail e senha e o sistema envia um código numérico para o seu número de telefone cadastrado para completar o processo.

Agora é a vez do mensageiro WhatsApp trazer este recurso para as plataformas iPhone, Android e Windows Phone. "A verificação em duas etapas é um recurso opcional que adiciona mais segurança às contas dos usuários", explicou a empresa em comunicado.

Funcionará assim: qualquer tentativa de verificar seu número de telefone no WhatsApp deve ser acompanhada de uma senha de seis dígitos, a ser escolhida pelo próprio usuário. Para ativar a dupla verificação no aplicativo, basta acessar o menu de Configurações> Conta> Verificação em duas etapas> Ativar.

Leia mais

WhatsApp pode ser vulnerável a intercepções

Próxima atualização do WhatsApp permitirá apagar mensagens enviadas

Ao ativar a verificação em duas etapas, o usuário terá a opção de inserir um endereço de e-mail que será utilizado pelo WhatsApp para enviar um link para desativar o recurso - caso você venha a esquecer o seu código de acesso - além de também servir como uma proteção à sua conta.

"Recomendamos que providencie um endereço de e-mail, pois assim você não corre o risco de ficar sem acesso a sua conta caso se esqueça de seu código de acesso", alerta a empresa.

Se você receber um e-mail para desativar a verificação em duas etapas sem ter solicitado, é bem provável que alguém esteja tentando registrar o seu número no aplicativo, então não clique no link. Depois de ativar a verificação, o usuário não conseguirá reverificar o seu número de telefone com o WhatsApp dentro de um período de 7 dias.

Confira nossa "galeria" de golpes no WhatsApp:

Falso bônus de R$15 é usado como isca para enganar usuários do WhatsApp

Promessa de alterar a cor do WhatsApp esconde golpe que já afetou mais de 1 milhão de usuários

Recém-lançado, recurso de chamada de vídeo no WhatsApp já é alvo de golpes

Alerta: não caia no golpe da McDonald’s no WhatsApp

“Veja quem visitou seu perfil” – Golpe do Facebook mudou e agora mira usuários do WhatsApp

Cuidado com o golpe do Burguer King no Whatsapp 

Se você esquecer o seu código de acesso e não providenciou um endereço de e-mail para desativar a verificação em duas etapas, também não conseguirá reverificar o seu número de telefone com o WhatsApp por uma semana a partir da data em que utilizou o WhatsApp pela última vez, e ainda perderá todas as mensagens pendentes.

Se o seu número for reverificado no WhatsApp após 30 dias desde a última vez que você o utilizou sem o código de acesso, sua conta será apagada e uma nova será criada após ter reverificado com sucesso.