Pesquisadores querem devolver o sabor aos tomates industriais

Publicado em 27/01/2017 às 14:00
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay FOTO: Foto: Pixabay

Pesquisadores americanos identificaram as variedades genéticas que permitem devolver o sabor aos tomates industriais, com frequência insípidos.

"Vamos recuperar o gosto dos tomates, perdido no decorrer das últimas décadas", explica Harry Klee, professor de horticultura da Universidade da Flórida, que dirigiu o estudo, assegurando que é possível tornar "muito melhores os tomates do supermercado".

Uma das primeiras etapas do seu trabalho, publicado nesta quinta-feira na revista científica americana Science, foi determinar quais substâncias químicas contribuem para que os tomates sejam saborosos. As variedades industriais atuais não contém açúcar suficiente nem substâncias essenciais para conferir-lhes sabor, explica o cientista.

Nobel de Química para três cientistas pela invenção das “máquinas moleculares”

Cientistas restauram a mais antiga gravação de música criada por computador

Estas qualidades foram perdidas ao longo dos últimos 50 anos, porque os produtores não contavam com as ferramentas científicas necessárias para comprovar regularmente o sabor de seus tomates, acrescenta.

Trabalhando sobre o genoma do tomate, que foi completamente sequenciado em 2012, os pesquisadores puderam identificar mudanças em cinco ou seis genes que controlam a síntese de todas as substâncias químicas importantes para dar gosto a esta fruta. Posteriormente, substituíram as variações genéticas ruins por aquelas que proveem o sabor no genoma dos tomates industriais.

Mas assim como a criação de uma nova variedade leva tempo, os cientistas estimam que serão necessários três ou quatro anos para produzir os novos tomates com sabor. Os Estados Unidos são o segundo maior produtor mundial de tomates, atrás da China, segundo o Departamento de Agricultura americano (USDA).

AFP