Pain Gaming vence e lidera. INTZ e CNB empatam na abertura da primeira rodada do CBLoL 2017

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 21/01/2017 às 17:15
Pain Gaming comemora primeira vitória no CBLoL 2017. Foto: Riot Games/Divulgação
Pain Gaming comemora primeira vitória no CBLoL 2017. Foto: Riot Games/Divulgação FOTO: Pain Gaming comemora primeira vitória no CBLoL 2017. Foto: Riot Games/Divulgação

Pain Gaming venceu e INTZ e CNB empataram nas suas estreias no Campeonato Brasileiro de League of Legends. Dessa forma, a Pain e se garantiu na liderança do torneio, com três pontos cada. As equipes agora aguardam o complemento da rodada, que acontece amanhã, para saber quem se firmará no topo da tabela.

Por outro lado, o time “estelar” da Keyd  amargou uma derrota nessa primeira rodada, e agora os atletas terão que correr atrás do prejuízo para brigar por uma vaga nas quartas-de-finais do CBLoL.

Para domingo, Operation Kino enfrenta a Kabum ao meio-dia, enquanto a Remo Brave encara a Red Canids às 15h. Todas as partidas serão transmitidas nos canais da Riot no YouTube e no Twitch TV.

NOVA REGRA

A primeira rodada do CBLoL foi significativa para colocar à prova a nova regra de pick& ban dos torneios da Riot Games. Agora, ao invés de banir três campeões, os times devem banir cinco, da seguinte forma: cada time bane três, um de cada vez, depois escolhe três campeões, bane mais dois e seleciona os dois últimos.

A nova regra modifica uma parte importante do jogo, na qual os times definem quais estratégias empregarão com os mais de 130 campeões disponíveis. “Essa alteração aumenta a diversificação do jogo e nos faz jogar com mais campeões. Isso favorece os jogadores mais experientes e traz mais alternativas de composição”, afirmou Gabriel “MiT”, técnico da Pain, em entrevista antes da partida.

Pain vs Keyd

O CBLoL 2017 promete ser um dos mais disputados – e já começou quente, com um clássico do LoL brasileiro. As duas maiores torcidas do País se encontraram (online) para ver se as contratações de peso da Keyd (Gabriel “Revolta” Henud e Felipe “Yang” Zhao, que eram da INTZ e Pedro “Ziriguidum” Vilarinho, reserva da Pain).

Do outro lado, a Pain manteve grande parte do seu line-up, e isso parece que fez a diferença. Em especial, no caso de Thúlio “SirT” Carlos e Gabriel “Kami” Bohm, de longe, os destaques do jogo.

Gabriel “Kami” Bohm. Foto: Riot Games/Divulgação Gabriel “Kami” Bohm. Foto: Riot Games/Divulgação

A primeira partida foi bem rápida – e a vitória veio de um jeito inusitado. Nos primeiros minutos, Kami destruiu a top lane e a Keyd não tomou conhecimento do jogador e estava bem na partida, dominando os objetivos. Mas Kami saiu arrasando todas as torres e inibidores até chegar ao Nexus. Aí valeu o espírito de equipe da Pain: enquanto os dois times travavam uma batalha na frente do Dragão Ancião, Kami foi sozinho e conquistou o GG.

O segundo jogo começou com cheirinho de stomp, mas o destaque era outro atleta. SirT foi o grande maestro da partida e com poucos minutos a Pain já fazia 7x0, com muita vantagem em ouro e dominava sozinha a Selva. Se não fosse esse começo arrasador, a Pain teria perdido o jogo.

Pois, conforme o tempo passou, os atletas da Keyd fizeram valer sua experiência. Começou a provocar lutas com uma Pain desprepadada – pois no pick fez uma composição que basicamente só atacava a distância – e foi recuperando a diferença aos poucos. A diferença de ouro, que era de 6 mil, rapidamente chegou a 2 mil, e a Keyd ainda levou o Barão.

Gabriel “Revolta” Henud. Foto: Riot Games/Divulgação Gabriel “Revolta” Henud. Foto: Riot Games/Divulgação

Isso acabou resetando o jogo, que recomeçou. Mas a Pain mostrou que paciência compensa, se recompôs e reencontrou sua superioridade. Manteve o mesmo jogo, de atacar a distância e utilizando sua visão melhor fechou o cerco em cima das torres e levou o objetivo.

A vitória foi importante para a Pain, que quebrou um tabu de sempre empatar com a Keyd nas primeiras fases do CBLoL, e ainda mostrou que o preparo antes da temporada surtiu efeito. “Estamos mais organizados desde o final do ano passado. Tivemos algumas mudanças, principalmente de atitude dentro da casa, como levar os treino mais a sério, desligar o celular e sair das mídias sociais. Essa postura fora do jogo valeu a pena. Estou aliviado depois de hoje. Essa noite durmo tranquilo”, contou Kami em entrevista ao fim da partida.

INTZ vs CNB

Um repeteco da final do CBLoL do ano passado, a segunda partida do sábado foi curiosa. No primeiro jogo, domínio total da INTZ. Na segunda, stomp da CNB. Dois jogos muito diferentes que mostraram que o CBLoL 2017 deve ser um dos mais equilibrados de todos.

A INTZ conseguiu superar a perda de seus principais jogadores (Revolta e Yang para a Keyd e Gabriel “Tockers” Claumann para a Red Canids) e os praticamente estreantes Marcelo “Ayel” Mello, Gabriel “Turtle” Peixoto e Bruno “Envy” Ventura mostraram que conseguem atuar ao lado de lendas como Micael “MicaO” Araújo e Luan “Jockster” Meira de igual para igual.

Marcelo “Ayel” Mello. Foto: Riot Games/Divulgação Marcelo “Ayel” Mello. Foto: Riot Games/Divulgação

No primeiro jogo, a INTZ foi inteligente em apostar na força de Ayel e jogar em torno dele. Conquistando muita vantagem nas rotas laterais. Turtle conseguiu manter a pressão da equipe sobre os adversários e a INTZ teve paciência até finalizar o jogo, aos 31 minutos.

A derrota inicial fez a CNB acordar. E agora foi a vez da INTZ sofrer – e muito! – nas mãos dos blummers. Parecia que Pedro “Lep” Marcari e Gustavo “Minerva” Alves estavam jogando sozinhos em Summoner’s Rift e com 26 minutos de domínio total a equipe já fazia 15 a zero. Assim como o jogo anterior, o massacre acabou aos 31 minutos com 22 a 4 para os atuais vice-campeões brasileiros.

Pedro “Lep” Marcari. Foto: Riot Games/Divulgação Pedro “Lep” Marcari. Foto: Riot Games/Divulgação