Promessa de alterar a cor do WhatsApp esconde golpe que já afetou mais de 1 milhão de usuários

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 16/01/2017 às 13:45
Cores no WhatsApp?
Cores no WhatsApp? FOTO: Cores no WhatsApp?

Essa dica veio lá do laboratório da PSafe: um novo golpe vem sendo disseminado via WhatsApp com a falsa promessa de personalizar o aplicativo com a cor preferida da pessoa.

[Spoiler alert] Não dá pra fazer isso, é só mais uma maneira que cibercriminosos encontraram para induzir usuários a compartilhar a fraude com amigos e a baixar aplicativos que proporcionam ganhos financeiros aos golpistas.

De acordo com os analistas, mais de 1 milhão de pessoas já foram afetadas.

A propagação do golpe se dá por meio de um link disseminado no próprio WhatsApp, que oferece ao usuário a possibilidade de ativar uma nova função do aplicativo que permite sua personalização com a cor desejada. Existe uma variação que também promete personalizar o app com as cores do seu time favorito:

times

Em seguida, uma página alegando a necessidade de uma “verificação de usuário” se abre e é solicitado o compartilhamento do link malicioso com dez amigos e com cinco grupos diferentes, para ter a função ativada.

A partir disso, o usuário é direcionado a uma página que induz a instalação de outros apps, que não necessariamente contêm vírus. A cada novo aplicativo baixado pelo usuário o hacker ganha dinheiro. Dessa forma, ao invés de ter a falsa nova função do WhatsApp liberada, os usuários apenas divulgam o golpe e são induzidos a instalar aplicativos.

Outros golpes:

Recém-lançado, recurso de chamada de vídeo no WhatsApp já é alvo de golpes

Alerta: não caia no golpe da McDonald’s no WhatsApp

“Veja quem visitou seu perfil” – Golpe do Facebook mudou e agora mira usuários do WhatsApp

Cuidado com o golpe do Burguer King no Whatsapp