[CES 2017] - Hyundai apresenta em Las Vegas seu veículo autônomo 'popular'

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 05/01/2017 às 15:10
Vice presidente da Hyundai Motor Co, Mike O'Brien, apresenta o Ioniq. Foto: Ethan Miller/Getty Images/AFP
Vice presidente da Hyundai Motor Co, Mike O'Brien, apresenta o Ioniq. Foto: Ethan Miller/Getty Images/AFP FOTO: Vice presidente da Hyundai Motor Co, Mike O'Brien, apresenta o Ioniq. Foto: Ethan Miller/Getty Images/AFP

A fabricante sul-coreana Hyundai apresentou seu modelo de veículo autônomo Ioniq na exposição Consumer Electronics (CES) de Las Vegas.

O sedã de tamanho médio é um dos vários veículos autônomos que circulam pelas ruas da cidade. "Ioniq é um carro normal, não um projeto científico", disse Mike O'Brien, vice-presidente da Hyundai para a América do Norte, durante uma demostração realizada para a AFP. "Acreditamos na democratização da tecnologia", afirmou.

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O veículo da Hyundai passa despercebido em meio a outros autônomos apresentados no grande evento de tecnologia, que inclui modelos caros com mais potência e acessórios luxuosos. "Muitos fabricantes projetam veículos autônomos, mas a Hyundai pode disponibizliá-los a preços acessíveis para o consumidor médio", disse O'Brien.

Carro autônomo da Hyundai IONIQ. AFP PHOTO / Frederic J. BROWN - Carro autônomo da Hyundai IONIQ. AFP PHOTO / Frederic J. BROWN
Interior do Iconiq. AFP PHOTO / Frederic J. BROWN - Interior do Iconiq. AFP PHOTO / Frederic J. BROWN
Hyundai's Autonomous IONIQ. AFP PHOTO / Frederic J. BROWN - Hyundai's Autonomous IONIQ. AFP PHOTO / Frederic J. BROWN
Display do Iconiq. AFP PHOTO / Frederic J. BROWN - Display do Iconiq. AFP PHOTO / Frederic J. BROWN

Na demonstração, o Ioniq usou a seta, mudou de pista, parou no sinal vermelho, deu passagem a pedestres e freou quando um veículo à sua frente parou bruscamente. No entanto, os testes mostraram que o sistema não é perfeito. Quando o Ioniq ficou atrás de um caminhão parado, o operador do veículo (como medida de precaução) teve que colocar a seta manualmente e ultrapassá-lo.

"É algo em que devemos continuar trabalhando", disse Andre Ravinowich, diretor de tecnologia da fabricante. A Hyundai não informou uma data para o início das vendas do Ioniq, mas outros fabricantes pretendem lançar seus veículos até 2020.

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AFP