Internet de alta velocidade é 'serviço básico' no Canadá

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 24/12/2016 às 12:27
Foto: Fotos Públicas
Foto: Fotos Públicas FOTO: Foto: Fotos Públicas

O regulador de telecomunicações do Canadá declarou que a conexão de Internet de alta velocidade é um "serviço básico" e anunciou a criação de um fundo milionário para promover o acesso em todo o país.

O governo investirá 750 milhões de dólares canadenses (558 milhões de dólares americanos) em cinco anos para garantir o acesso à Internet de alta velocidade (ao menos 50 Mbps de download e 10 Mbps de upload) para todos, inclusive nas zonas rurais mais remotas do país.

Leia mais

Os gargalos da Internet das Coisas

Uso da nuvem na internet cresce 49% na América Latina em um ano

Noronha recebe projeto que promete melhorar qualidade da internet

"Uma conexão de grande qualidade e confiável é essencial para a qualidade de vida dos canadenses", disse o presidente da Comissão de Rádio-Televisão e Telecomunicações Canadense (CRTC), Jean-Pierre Blais.

Trata-se de algo "básico" e "vital" para o acesso a serviços públicos como saúde e educação, ao sistema bancário, compras on-line, entretenimento e redes sociais.

Atualmente, apenas 20% dos canadenses não têm acesso à Internet de alta velocidade, principalmente nas zonas mais remotas do país, segundo a CTRC.

Mais da metade da população mundial não usa a internet

Mais da metade da população mundial não usa a internet devido ao custo proibitivo da banda larga, afirma um relatório das Nações Unidas divulgado nesta terça-feira em Genebra. A União Internacional de Telecomunicações da ONU (ITU, siglas em inglês) disse que cerca de 3,9 bilhões de pessoas não têm acesso à internet em casa ou no celular, e que o problema é maior entre as "mulheres, os idosos, as pessoas menos educadas, com rendas mais baixas e os moradores de zonas rurais".

A ITU destaca que o maior obstáculo é o custo do acesso à banda larga, que apesar de ter ficado mais barata nos últimos dez anos, continua sendo "claramente inacessível" em muitos países pobres.

AFP