O Uber afirmou que manterá seus carros autônomos nas ruas de São Francisco, desafiando a ordem do governo da Califórnia para a suspensão deste programa piloto de veículos sem motorista.
"Com todo o nosso respeito, não concordamos com a interpretação da regulamentação sobre carros autônomos do Departamento de Veículos a Motor (DMV) da Califórnia, em particular de que o Uber necessita de uma permissão para operar em São Francisco", declarou Anthony Levandowski, vice-presidente para tecnologias avançadas da empresa.
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Levandowski assinalou que seus automóveis ainda "são supervisionados por um operador a cada momento".
O executivo explicou que o Uber não planeja obter uma autorização estadual e prevê continuar transportando passageiros em São Francisco, apesar da ameaça de uma ação judicial.
Em uma carta ao Uber, o advogado do DMV, Brian Soublet, afirmou que a autorização é necessária para proteger os usuários.
"É ilegal que a companhia opere veículos sem motorista em vias públicas enquanto não receber autorização para testar veículos autônomos", escreveu o advogado.
Vinte empresas foram aprovadas para testar um total de 130 veículos autônomos, destacou o DMV.
No topo do setor
Este lançamento coloca o Uber no topo da indústria que desenvolve veículos sem motorista para o público em geral. Os principais fabricantes contam com programas de desenvolvimento de veículos autônomos, assim como os gigaes da tecnolocia Google e Apple.
Muitos fabricantes já contam com carros nas ruas com tecnologia de assistência ao motorista muito avançada, fundamentalmente Tesla. A própria Uber se viu superada pela nova empresa de Cingapura, nuTonomy, que no final de agosto colocou seis veículos autônomos nas ruas.
Mas o experimento de Cingapura está até o momento limitado a uma pequena área na bem planificada ilha do sudeste asiático, enquanto a Uber testa seus veículos em toda Pittsburgh, uma das grandes cidades americanas, com morros, estradas estreitas, pontes e rodovias.
O que permitiu a Uber posicionar-se à frente do setor não foi a engenharia automotora, mas sua capacidade de acumular e processar grandes quantidades de informação sobre as condições do tráfego das milhares de ruas recorridas por seus motoristas.
AFP