[CCXP 2016] - A longa e próspera vida de Leonard Nimoy

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 02/12/2016 às 12:03
adam-nimoy FOTO:

Assim como aconteceu no primeiro dia da Comic Con Experience, a abertura do evento nesta sexta-feira (2) rendeu uma homenagem a um artista de relevância para a cultura pop. Nesse caso, de extrema relevância, já que o primeiro painel do dia foi a apresentação do documentário For the Love of Spock, que traça um paralelo entre a vida do lendário ator Leonard Nimoy e a influência do seu personagem mais conhecido, o vulcano Spock, de Star Trek.

O longa foi produzido pelo filho de Nimoy, Adam, que veio ao Brasil para apresentar o trabalho. "A ideia surgiu como uma forma de apresentar ao público o impacto de Spock ao longo dos anos, aproveitando que a série completaria 50 anos em 2016. Quando sugeri ao meu pai, ele topou na hora. Mas quando ele faleceu (em 2015), eu decidi que o documentário  deveria contar não só a vida do personagem, como a trajetória do meu pai e minha relação com ele", contou Adam Nimoy.

spock

For the Love of Spock foi financiado no Kickstarter e estreou em abril passado, no festival de Tribeca. Em cerca de duas horas, o documentário apresenta para o público geral (e até para os fãs de Star Trek que não foram além do seriado em si) que Nimoy foi muito mais do que o Spock. Além dos seus diversos trabalhos na TV, no cinema, no teatro e, mais tarde em sua vida, na fotografia, o longa apresenta também o lado humano do "vulcano".

Em vários momentos, o longa toca em temas delicados da vida do ator, como seu problema com álcool e sua relação com Adam, que também sofreu com drogas. Como o próprio Leonard esteve envolvido com o início da produção, boa parte dessa história é contada por ele próprio (ou por entrevistas antigas). O resgate de material histórico é impressionante, com trechos da série original e fotos e imagens raras, coletadas pela produção. "Nesse caso, temos que agradecer principalmente à Paramount e a CBS, donas dos direitos de Star Trek, que nos cederam muito material", conta o produtor.

A narrativa tem três protagonistas - Leonard, Spock e Adam - e passeia pela vida de todos desde os primeiros trabalhos de Leonard em Hollywood até o resgate de Star Trek pelas mãos de J. J. Abrams. Na mesma época, a relação entre pai e filho, que sempre foi complicada, também foi resgatada. No meio disso, a influência e projeção que Spock (em grande parte, criação de Nimoy, apesar de originalmente idealizado pelo criador de Star Trek, Gene Roddenberry) ganhou ao longo dos anos.

O audiório da CCXP, cheio de trekkers, se emocionou bastante com a exibição - que resultou em aplausos fervorosos aos produtores no final da exibição.  Adam ainda brindou os fãs com uma informação nova: ele está trabalhando agora num documentário sobre Star Trek: Deep Space 9, um dos mais celebrados spin-offs da saga. "Sou muito orgulhoso em fazer parte da família Star Trek e sinto que tenho que contribuir para esse legado", afirmou Adam.

O segundo presente é que o filme estará também disponível na Netflix, além de versão digital e em DVD e Blu Ray, com mais de uma hora de extras.