[CCXP 2016] - Felipe Folgosi, autor de quadrinhos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 02/12/2016 às 19:18
Felipe Folgosi na CCXP FOTO:

Passeando pelos corredores entre os estandes da Comic Con Experience, o fã de quadrinhos pode encontrar, sentado numa mesa com um monte de graphic novels à sua frente, uma figura inesperada: Felipe Folgosi, ator que já fez novelas como Olho no Olho (Globo, 1993), Corpo Dourado (Globo, 1998), Caminhos do Coração (Record, 2006) e, ultimamente, Terra Prometida (Record, 2016). O que diabos ele está fazendo aqui?

Quem não vive o cenário de quadrinhos independentes do Brasil não sabe, mas Folgosi é um autor de HQs - tem um trabalho já publicado, Aurora (que são os livros que estão na mesa dele no estande) e Comunhão, que deve ser lançado no ano que vem. Ambos foram financiados através de crowdfunding, e são motivos de orgulho para o ator.

Leia mais:

[CCXP 2016] – A longa e próspera vida de Leonard Nimoy

[CCXP 2016] – Comic Con Experience abre em grande estilo (e público)

"Eu cresci lendo quadrinhos. Meu pai me apresentou a esse mundo ainda pequeno, comprando gibis da RGE e Ebal. Desde Maurício de Souza, DC, Marvel, Asterix... Tudo isso faz parte da minha formação", conta Folgosi, que é formado em Cinema, com uma especialização em roteiro feita nos Estados Unidos. "Quando voltei ao Brasil, começei a escrever roteiros. Mas como o cinema brasileiro ainda estava em sua retomada, meu público era mais o mercado estrangeiro, que tinha mais capacidade de produzir o que eu escrevia, que eram histórias de ficção científica. Aurora foi um desses roteiros, que eu adaptei para os quadrinhos", lembra Folgosi.

aurora1

No enredo, um pescador presencia em alto-mar um fenômeno natural nunca visto antes. Essa experiência o transforma em algo maior do que um simples humano, o passo seguinte na evolução, o que faz com que ele se torne alvo de muita gente poderosa. "É um thriller de ficção, que surgiu de uma história bem pessoal. Uma ex-namorada minha comentou que eu tinha muitos sinais na pele, daí eu comecei a viajar no que aconteceria se uma pessoa tivesse sinais que combinassem com constelações e criei a história a partir disso".

O roteiro estava pronto, mas convencer o público de quadrinhos (que é diametralmente oposto ao público do ator Felipe Folgosi) que aquilo poderia se tornar uma boa graphic novel foi um grande desafio. "Quem me ajudou foram os profissionais do próprio meio. Gente gabaritada que leu o roteiro, abraçou a ideia e me endossou. A partir dessa aceitação consegui colocar o projeto para frente no financiamento coletivo", afirma Folgosi. O lançamento ocorreu na CCXP do ano passado, e o ator conta que já teve feedback no evento deste ano. "Muita gente que comprou me reencontrou aqui para elogiar. Aurora não deve nada a qualquer álbum europeu ou americano, tivemos um time de primeira", conta.

Folgosi é o roteirista, Klebs Junior fez a adaptação e o layout, Leno Carvalho os desenhos e Nelson Pereira a arte-final. Um batalhão ficou responsável pelas cores: Stefani Rennee, Márcio Manyz, Thiago Ribeiro, Rodrigo Fernandes, Carlos Lopez e Marcio Freire. "Gosto de trabalhar junto dos artistas, por isso me envolvi em todo processo. Criei uma pasta com imagens de referência, para passar para o pessoal exatamente a ideia que tinha na cabeça", completa o ator.

Comunhão também foi financiado coletivamente, mas devido a alguns atrasos o lançamento que seria na CCXP ficou para o ano que vem. Enquanto isso, Folgosi terminou Terra Prometida e estará numa série do Universal Channel que estreia em março. "Paralelamente espero continuar fazendo quadrinhos. É muito bom poder dividir as coisas que tenho na cabeça com outras pessoas num formato que eu curto tanto".