Recém-lançado, recurso de chamada de vídeo no WhatsApp já é alvo de golpes

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 22/11/2016 às 12:55
Golpes no WhatsApp FOTO:

O WhatsApp mal lançou seu recurso de chamadas em vídeo e os espertos da internet já criaram um golpe para enganar os usuários menos atentos. O que não é nenhuma novidade, já que o recurso já era alvo de golpes antes mesmo de ser lançado.

De acordo com o pessoal da empresa de cibersegurança ESET, o golpe não é novo e "trata-se de falsas campanhas para convencer aos usuários do aplicativo a se registrarem em serviços pagos não-solicitados e a realizarem o download de aplicações maliciosas".

Para atrair novas vítimas, é usada a velha e boa "engenharia social": contas infectadas compartilham mensagenscom a divulgação da nova funcionalidade, e os cibercriminosos ainda utilizam um domínio do WhatsApp no foto thumb - que linka para um domínio falso terminado com “whatsapp.com”.

Esse golpe é "primo" do golpe dos Emojis Românticos, lembra desse?

Golpes no WhatsApp Golpes no WhatsApp

Se você entrar no link, vai parar numa página que com um botão para “Ativar Videochamadas”, que na verdade te leva a outra página, que exige que o usuário deve compartilhar o link com 5 amigos e 5 grupos para ativar o recurso - é assim que o golpe se espalha. Depois disso você vai para um calvário de links para o download de diferentes aplicações, tais como navegadores e toolbars - e assim seu smartphone fica podre.

Leia mais:

Alerta: não caia no golpe da McDonald’s no WhatsApp

“Veja quem visitou seu perfil” – Golpe do Facebook mudou e agora mira usuários do WhatsApp

Cuidado com o golpe do Burguer King no Whatsapp 

Não é pouca gente que está caindo nessa... Segundo a ESET, uma das campanhas recém-lançadas, em apenas uma hora, foi capaz de angariar quase 16 mil clicks, sendo que 10 mil deles vieram apenas do Brasil. São 10 mil vítimas em apenas uma hora.

Qual a melhor maneira de se precaver? Como sempre, bom senso. Não saia clicando em qualquer link que receber no aplicativo e não se engane com ofertas generosas e suspeitas.

Golpes no WhatsApp Golpes no WhatsApp