Google quer melhorar a qualidade da área de comentários do Youtube

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 03/11/2016 às 15:49
YT FOTO:

Qualquer pessoa que frequente a internet, sabe que a área de comentários do Youtube é lar para algumas das criaturas (e suas opiniões) mais baixas e execráveis da humanidade. Dependendo do conteúdo do vídeo (e, em alguns casos, independente dele), o que se vê é o que há de mais vil, grotesco, patético e vergonhoso na raça humana.

A Google sabe disso - e quer diminuir essa toxicidade. A empresa apresentou hoje diversas novas ferramentas que prometem ajudar a moldar o tom das conversas na plataforma de vídeo. "Sabemos que os comentários desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do laço entre o produtor de conteúdo e seus fãs, e estamos empenhados em tornar as conversas com a sua comunidade mais fáceis e mais pessoais", afirma a gestora de produtos da companhia, Courtney Lessard.

Leia mais:

[BGS 2016] – Youtube Gaming chega ao Brasil

Google lança YouTube Kids no Brasil

Entre as novas funcionalidades está a possibilidade de manter comentários fixados escolhidos para serem fixados na parte superior do feed. Os criadores poderão, ainda, favoritar os comentários que mais lhe agradaram e quando deixarem um comentário em seu canal, o nome de usuário será apresentado abaixo do texto com um destaque colorido, o que facilita a identificação dos visitantes. Se for um criador verificado, o selo é apresentado junto ao seu nome.

Os administradores dos canais poderão também escolher moderadores que poderão remover comentários públicos dos seus vídeos. Criar uma lista de palavras e expressões bloqueadas que farão com que comentários com determinadas palavras ou frases possam ser separados para revisão e aprovação.

Comentários potencialmente inadequados serão separados automaticamente para revisão. Nesse caso, diferente da blacklist, um algoritmo do Youtube irá identifica e separar comentários para o dono do canal tomar a decisão final se serão ou não aprovados. Há também como denunciar comentários abusivos, o que ajudará o sistema a melhorar a identificação e retenção de itens para revisão.

"Estamos empolgados por ver como estas funcionalidades serão usadas para criar comunidades mais fortes e desenvolver conversas mais construtivas nos comentários", completa Courtney.