[Worlds] - SK Telecom 1 é tricampeã mundial de League of Legends

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 29/10/2016 às 22:23
SK Telecom 1 manteve a supremacia coreana no eSports
SK Telecom 1 manteve a supremacia coreana no eSports FOTO: SK Telecom 1 manteve a supremacia coreana no eSports

O ingresso da final do Mundial de League of Legends fez valer o seu preço para quem foi ao evento desta noite. Três anos depois de conquistar o seu primeiro título mundial de League of Legends, a equipe coreana da SK Telecom 1 voltou aos Estados Unidos e sagrou-se campeã pela terceira vez na tarde/noite de hoje, no Staples Center, em Los Angeles. 

Com um placar de 3 a 2 contra a Samsung Galaxy White (campeã de 2014), a equipe de Sang-hyeok "Faker" Lee e companhia levou o seu terceiro troféu nos últimos quatro anos,numa das partidas mais disputada dos últimos anos.

Disclaimer: vou poupá-los de piadas de "Samsung Galaxy explodiu". Obrigadodenada. 

O primeiro jogo do dia, começou muito bem para a SKT, mas quase dá errado no final. O time vermelho e branco dominou o midgame, mas a SSG no final consegiu devolver a pressão que sofreu até ali e se segurou bastante. Depois de 50 minutos de jogo (a partida mais longa da Samsung até então) e mesmo já sem inibidores, os azuis chegaram na base adversária e colocaram uma pressão na SKT que poucos esperavam antes da partida.

Samsung Galaxy até que tentou, mas não conseguiu segurar a SKT Samsung Galaxy até que tentou, mas não conseguiu segurar a SKT

Mas não adiantou. Mesmo com grandes lutas, um vacilo de top laner Sungjin “CuVee” Lee - que errou o ultimate que tinha direcionado para o top adversário Hoseong “Duke” Lee, e acabou acertando um minion - custou caro e acabou deixando o atleta sem recursos para defender o seu próprio nexus. Maior estrela do torneio, Fake não deixou seu rival Minho “Crown” Lee jogar e, ao lado do jungler Seong-ung "Bengi" Bae, dominaram o mapa.

O segundo jogo foi um stomp. Em pouco mais de meia hora,a SKT passou como um trator por sobre a SSG.Com 15 a 3 no placar, 6 a 2 nas torres e um Ace no final, os campeões não tomaram conhecimento dos adversários.A performance arrasadora fez com que a Samsung entrasse para o terceiro jogo já semi derrotada, tornando-se uma presa fácil. Mas quando menos se esperava, a SSG reagiu de um placar de 9 a 3, correu atrás do prejuízo, fizeram todos os dragões, dois barões, encostaram nas kills, detonaram os inibidores e levaram a terceira partida, uma das mais longas do torneio, com mais de 70 minutos.

A derrota afetou a SKT. No quarto jogo, a SSG anulou Faker e desmontou o esquema dos adversários. O que se viu no Staples Center foi uma Samsung totalmente diferente do time que jogou as primeiras fases, e fez por merecer sua vaga na final. 

Com a paciência que lhes é característica, a SKT tomou seu tempo para fazer e encerrar a fatura. A Samsung mostrou no picking que iria partir para cima com tudo. A estratégia funcionou no começo, mas o excesso de erros condenou a SSG. E quando se erra na frente da SKT, se paga caro.

Staples Center lotado: mais de 15 mil fãs de LoL vieram até Los Angeles Staples Center lotado: mais de 15 mil fãs de LoL vieram até Los Angeles

O EVENTO

A final do mundial de 2014 foi a maior de todos os tempos, enchendo o estádio de Sangam, palco da abertura da Copa do Mundo de 2002, na Coreia do Sul. A decisão do ano passado, em Berlim, ocupou a Mercedes-Benz Arena com uma cerimônia belíssima, que entrou para a história graças à "cambalhota" de Faker na apresentação dos jogadores.

Mas se tem uma coisa que os norte-americanos sabem fazer, é espetáculo. Para a final de 2016, em Los Angeles, a Riot Games ousou com o conforto de quem joga em casa (o escritório central da empresa fica na cidade). Experimentou um formato totalmente novo em termos de evento presencial de eSports.

Riot Games estreou novo formato de evento em Los Angeles. Foto: Riot Games/Divulgação Riot Games estreou novo formato de evento em Los Angeles. Foto: Riot Games/Divulgação

De cara, eliminou o palco. Colocou os jogadores no nível da quadra do Staples Center, os protegeu com uma espécie de "concha" gigante, que cobria praticamente toda visão dos ciberatletas e trouxe um elemento que ninguém esperava: utilizou o meio da quadra para projetar o mapa de Summoner's Rift, atualizado em tempo real.

Dessa forma, para as mais de 15 mil pessoas que estavam no ginásio, a partida virou uma espécie de boardgame real. Nos telões, você acompanhava a partida e as jogadas dos atletas. Na quadra, era possível visualizar como o campo de batalha estava dividido, e quando uma equipe estava dominando a outra.

Jogadores ficaram isolados.  Foto: Riot Games/Divulgação Jogadores ficaram isolados. Foto: Riot Games/Divulgação

Além das torres, a projeção ainda mostrava a quantidade de ouro de cada equipe, as kills, torres e outras informações. Sempre que um dragão ou barão aparecia no jogo, também pintava no mapa. De certo que a projeção não funcionou 100% durante toda a final, mas a Riot ganha pontos pela inovação e espero que esse formato seja repetido em outros eventos presenciais.

Aliás, a empresa usou e abusou das projeções. A abertura, com um show do DJ Zedd, foi toda feita com projeções feitas sobre quatro telas que envolviam a quadra. Animações fantásticas, que mais pareciam holografias, deram o clima da final.

Show de abertura abusou das projeções.  Foto: Riot Games/Divulgação Show de abertura abusou das projeções. Foto: Riot Games/Divulgação

Mas até mesmo para quem estava do lado de fora do Staples Center, a final do LoL era dominante. No espaço da LA Live, foi instalado um telão que transmitia o jogo e quatro estátuas ultrarealistas foram trazidas da sede da Riot para exposição no local. Além disso, desfile de cosplays (incríveis, por sinal), uma loja com produtos de League e uma exposição com réplicas e bustos dos personagens agitavam o lugar.

No Riftwalk, os presentes (convidados da Riot e pessoas que compraram a entrada especial, além dos jornalistas) puderam ainda experimentar o Mech vs Minions, o boardgame oficial de League of Legends. O item era um dos mais procurados na loja oficial do evento, e estava custando US$ 75.

Mechs vs Minions - Mechs vs Minions
Cosplayers - Cosplayers
Cosplayers - Cosplayers
Cosplayers - Cosplayers